Servidores municipais paralisam atividades na tarde de quinta-feira (8) para assembleia geral
08/03/2012
Projeto de Estudos para Implantação do Plano de Ordenamento Náutico apresenta conclusão do diagnóstico
08/03/2012

Pelo menos R$ 500 mi devem ser aplicados na Grande Florianópolis

Os valores aplicados nos 13 municípios administrados pela 18ª SDR (Secretaria de Desenvolvimento Regional) da Grande Florianópolis no ano passado e os investimentos anunciados para 2012 foram apresentados na tarde dessa quarta-feira, 7. O secretário Renato Hinnig prevê aproximadamente R$ 500 milhões de investimento durante este seu segundo ano à frente da SDR, 9% a mais do que no ano anterior. Tanto em 2011 quanto em 2012, as maiores aplicações são em obras de infraestrutura.
Um dos maiores desafios de Hinnig é melhorar a mobilidade urbana e fazer sair do papel o conceito de Região Metropolitana. “Falta apenas o decreto do governador, porque já existe a lei, além de definir a quem ela ficará vinculada. Defendemos que fique atrelada à SDR e a proposta será enviada ainda este mês”, antecipa. Recentemente, o secretário contratou um estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental para a implantação de uma linha “Tramway” entre Florianópolis e São José. As opções podem ser BRT (Bus Rapid Transit) VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos) ou monotrilho.
“Pelo menos 178 mil veículos atravessam as pontes todos os dias. Temos de estimular o uso de transportes coletivos de massa, mas que tenha segurança, qualidade e conforto”, explica. Adotar práticas através de consórcios intermunicipais para sugerir melhorias integradas em assuntos como mobilidade urbana, resíduos sólidos e saneamento é outro plano. Hinnig anunciou ainda a retomada da recuperação da SC-407, que liga São José a São Pedro de Alcântara. A duplicação da SC-408, que liga Biguaçu a Antônio Carlos, não foi contemplada na apresentação.
(Carol Ramos, ND, 07/03/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *