PMF realiza audiência pública do plano diretor
27/03/2012
Nova iluminação da Beira-Mar Norte será acesa nesta noite
28/03/2012

Parques da região central de Florianópolis começam a ser reformados

Na próxima semana as crianças que frequentam o parquinho da Praça Getúlio Vargas, conhecida como Praça dos Bombeiros, no Centro de Florianópolis, vão poder brincar com mais segurança. Nesta terça-feira, a prefeitura começou a reforma do espaço infantil, que deve ficar pronta em cinco dias. Os outros 25 playgrounds da Ilha devem receber a manutenção emergencial até julho.

O trabalho foi iniciado com a retirada das telas quebradas. O próximo passo será o nivelamento do terreno com pó de brita e, em seguida, serão reformados os brinquedos. Ainda serão colocados mais três balanços e cinco bancos, além de trocadas as lixeiras em concreto por de plástico azul.

Assim que a readequação parquinho da Praça dos Bombeiros ficar pronta, serão reformados os playgrounds de outras quatro praças no Centro de Florianópolis. De acordo com a WAR Construtora e Incorporadora, vencedora da licitação para a manutenção das áreas de lazer infantis, serão montadas de duas a três frentes de trabalho, com nove operários, para terminar essa etapa em três semanas.

Depois será feita a manutenção nos outros bairros da região central e, por último, no interior da Ilha. O contrato de R$ 708 mil também prevê a conservação por um ano.

A reforma dos parques começou depois que a Justiça determinou, em liminar, a conservação dos brinquedos de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O Ministério Público entrou com a ação para cobrar da prefeitura a manutenção de todos os playgrounds da cidade depois que uma moradora fez uma denúncia sobre a má condição dos brinquedos. Isso há três anos.

Antes da ação, houve no ano passado a tentativa de adotar um termo de ajustamento de conduta (TAC) com a prefeitura, que nem se quer compareceu na reunião marcada na Promotoria de Infância e Juventude.

Conforme a prefeitura, os 32 parques do lado continental receberam manutenção preventiva até novembro. Em meados de abril, a licitação para a escolha da nova empresa deve estar concluída. Mas a reforma emergencial estaria sendo feita por equipes da Secretaria do Continente.

(Roberta Kremer, DC, 27/03/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *