UFSC deve criar comissão com prefeitura e comunidade para discutir duplicação da Rua Deputado Edu Vieira
20/03/2012
Centro e Continente são áreas com maior potencial para atividades náuticas
20/03/2012

FloripAmanhã apresenta estudo para uso de área da costa e parte continental da Capital

Trabalho será apresentado nesta terça-feira na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL)
Um estudo sobre o que pode e o que não pode ser feito na costa da Ilha e parte continental da Grande Florianópolis será apresentado nesta terça-feira, em um encontro promovido pela ONG FloripAmanhã.
A reunião aberta ao público às 10h30min, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da Capital, marca o encerramento da primeira etapa do projeto. A pesquisa oferece um diagnóstico sobre os pontos conflitantes das atividades náuticas como pesca, aquicultura, transporte hidroviário, atividades náuticas e o turismo.
O Centro da Ilha e a costa continental concentram o maior potencial náutico de acordo com as informações do relatório.
— Nas duas porções seria permitido um aumento no número de estruturas. Logística e infraestrutura interagem de forma positiva com o potencial natural — explica o oceanógrafo, Alexandre Mazzer, responsável técnico pelo projeto.
A segunda etapa do projeto começará nesta terça-feira, com a definição de cinco regiões de Florianópolis que serão escolhidas para a realização de oficinas. O objetivo é aproximar as informações técnicas com a realidade de cada comunidade, segundo a presidente da Associação FloripAmanhã, Zena Becker.
— As definições técnicas e legais sobre o que existe hoje serão debatidas junto às comunidades. Esta parte é importante para a adequação e implantação de atividades que valorizem nosso potencial náutico. É como um plano diretor do mar — afirma.
Ela explica que a busca por apoiadores das outras cidades vizinhas contempladas no estudo é fundamental para garantir um planejamento integrado. Por isso, expandir o envolvimento dos municípios contemplados na pesquisa está entre os próximos desafios do projeto. A abertura para novos parceiros como Governador Celso Ramos, São José, Palhoça e Biguaçu, é importante para complementação da pesquisa.
— Nosso estudo irá possibilitar o avanço do Projeto Orla, desenvolvido pela prefeitura de Florianópolis. Mas a participação das outras cidades é muito importante para promovermos um planejamento futuro e resolver regularmente a questão — considera a presidente da FloripAmanhã.
(Joice Santos, DC, 19/03/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *