Moradores resistem à revitalização das calçadas
13/03/2012
Florianópolis ganha conselho de segurança pública
14/03/2012

A tão aguardada abertura da Avenida do Estreito está marcada para a véspera do aniversário da cidade
A Beira-Mar do Estreito – também conhecida como Beira-Mar Continental –, começou a ser construída em 2006 e somente agora, seis anos depois, será inaugurada. A data escolhida foi 22 de março, véspera do aniversário de Florianópolis. Em agosto do ano passado, o Imagem da Ilha publicou uma reportagem abordando a questão das desapropriações dos terrenos que impediam a finalização da obra. Mesmo assim, na ocasião o prefeito Dário Berger pretendia inaugurar parte da obra no mês seguinte, o que não ocorreu. Mesmo inacabada e sem sinalização, a Avenida já era utilizada para o tráfego de veículos.
A Avenida Poeta Zininho, como será chamada, enfim está recebendo seus últimos retoques para ser aberta com condições de segurança para os moradores e visitantes da cidade. “Semáforo, paisagismo com flores, meio-fio. Estará tudo pronto para a inauguração”, afirma o secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, José Carlos Rauen. Esta é a primeira etapa de um projeto que pretende alongar a avenida até a BR-101.
Rauen queria abrir as pistas da Avenida no último dia 5 de março para testar o trânsito antes da inauguração, mas o prefeito da Capital não autorizou a ação.
Como ficará o trânsito?
Para quem se desloca do Centro da cidade em direção ao Estreito, o acesso será feito passando por baixo da Ponte Hercílio Luz ou pela Rua Fúlvio Aducci. De Coqueiros, o acesso também será dessa maneira. Quem se desloca do bairro Estreito para a Avenida, poderá acessá-la pela Av. Ivo Silveira ou pela Rua Santos Saraiva.
Serão três faixas de mão única em direção ao Continente até a Rua General Vargas Neves. A partir deste ponto, a via passa a ter mão dupla, com outras três faixas no sentido contrário. As saídas da Beira-Mar do Estreito poderão ser feitas pelas Ruas Dr. Heitor Blum, Aracy Vaz Calado e Sérgio Gil Castro Alves, finalizando os dois quilômetros do trecho concluído da Avenida.
De acordo com Rauen, haverá bolsões de estacionamento ao longo de toda a Beira-Mar que estarão abertos já na inauguração.
Opinião da comunidade
O presidente da Associação de Moradores do Estreito, Ari do Nascimento, desabafa: “O trânsito ficará complicado, transferindo o tráfego da Fúlvio Aducci para a Beira-Mar”, diz. Mas ao mesmo tempo, ele aprova a avenida como opção de lazer. “As ciclovias e a iluminação farão com que as pessoas fiquem mais protegidas ao praticar as atividades físicas”, destaca.
Segundo o secretário Rauen, a segurança do local será feita pela Polícia Militar e Guarda Municipal de Florianópolis (GMF). O gerente de trânsito da GMF, Alberto Szupka Martins, diz que a corporação ainda não tem detalhes a respeito de como será feito o monitoramento. “Provavelmente por câmeras e rondas”, afirma.
Trânsito passará perto de pilar de sustentação da Hercílio Luz
Uma questão abordada pelo Imagem da Ilha foi: Será que a passagem do trânsito próximo ao pilar de sustentação da ponte Hercílio Luz poderia apresentar riscos a ela em caso de colisões de veículos?
De acordo com o engenheiro do Ipuf, Carlos Eduardo Medeiros, as pilastras possuem um concreto muito grosso, que resistem as batidas de forte impacto. “Nesse caso, somente os veículos seriam afetados”, assegura.
(Jornal Imagem da Ilha, 12/03/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *