Florianópolis é quarto melhor destino de praia da América do Sul e do Brasil
14/03/2012
Saneamento da Lagoa da Conceição é tema de audiência
15/03/2012

Florianópolis realiza 3ª Conferência Municipal de Cultura

A Arte e a Cultura em Florianópolis e o papel do poder público municipal é o tema da Conferência Municipal de Cultura, a ser realizada nos dias 19 e 20 de março de 2012 no Centro de Eventos da UFSC. Trata-se de uma instância deliberativa que permitirá a continuidade da mobilização e da discussão que vem sendo elaborada pelo Conselho Municipal de Política Cultural de Florianópolis por meio do Plano Municipal de Cultura. Fundamentado nas recomendações que regem a Cultura já ratificada no país, como a Convenção da Diversidade Cultural da UNESCO, o debate abordará as culturas em suas dimensões residuais e emergentes, considerando não apenas os produtores e gestores, mas os cidadãos como sujeitos de direitos culturais conforme a Constituição Federal nos assegura. O desafio é formular ações integradas e contínuas que envolvam financiamento, legislação, capacitação e regulação, aproveitando as oportunidades geradas pelas novas tecnologias, novos modelos de negócio e de acesso a mercados. Espera-se como resultado da III Conferência, a elaboração de estratégias e programas para a cultura no município e sua efetiva implementação. A FloripAmanhã participará do evento em mesa redonda sobre a importância do planejamento para a Cultura do Município.

PROGRAMAÇÃO – 19/03/2012

13:30 h ABERTURA – Auditório do Centro de Eventos da UFSC

PAINEL: “A cultura como pilar estratégico no desenvolvimento do Município” (4 blocos):

14h30 – Bloco 1: Representações Governamentais

Intervenção artística

15h45 – Bloco2: Representações de Artistas, Instituições Culturais e Matrizes Identitárias

Intervenção artística

17h00 – Intervalo

17h30 – Bloco 3: Representações da Iniciativa Privada

Intervenção artística

18h30 – Bloco 4: Representações de Ensino

PROGRAMAÇÃO – 20/03/2012

MESAS REDONDAS

9 h às 12 h Mesas Redondas (3 salas)

Mesa 1 – Memória
Discussão de programas para registro, preservação e valorização do patrimônio Material, Imaterial e Natural. Os objetivos estratégicos do Plano Municipal de Cultura (PMC) trazem ações de valorização, salvaguarda e democratização da diversidade cultural do município através de pesquisa e uso de novas tecnologias. As ações abrangem cadastro e agenda cultural, além da valorização das paisagens culturais e naturais.

Mesa 2 – Inovação
Discussão de Programas de Incentivos e Fomentos às Produções Independentes, assim como de formação e capacitação dos trabalhadores da Cultura e incentivo e fomento às novas tecnologias.

Mesa 3 – Integração e Transversalidade
Discussão de Programas de Formação de Públicos e dinamização dos Equipamentos Culturais, criação de Portais de Comunicação e Informações além da articulação das políticas artísticas e culturais do município com outras instâncias para a consolidação de Florianópolis no circuito nacional e internacional das artes e da cultura.

14 h PALESTRA: “A Política Municipal de Cultura de Florianópolis e o Plano Nacional de Cultura”, com Rafael Pereira Oliveira (MinC)

15 h – Apresentação à Plenária dos Programas Estratégicos trabalhados no período matutino

17 h – Eleição dos novos Conselheiros da Sociedade Civil ao CMPC/2012-2014

18 h – Encerramento

– Intervalos: Apresentações artísticas de Bernardo Sens, D. Bilica e Percussão e dança afro do Grupo Abayomi, bem como coffee break.

INSCRIÇÕES

(Conselho Municipal de Política Cultural de Florianópolis)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *