FloripAmanhã apresenta estudo para uso de área da costa e parte continental da Capital
20/03/2012
Mergulhadores franceses trazem à tona tesouros documentais
20/03/2012

Centro e Continente são áreas com maior potencial para atividades náuticas

Faça download do Diagnóstico Ambiental do Estudo para Implantação do Plano de Ordenamento Naútico, apresentado nesta terça-feira (20/03), na sede do CDL Florianópolis. Estiveram presentes 53 pessoas, entre representantes de diversas entidades, associações de moradores, empresas e poder público.

Os estudos realizados nos últimos seis meses abrangem dados ambientais da faixa costeira de Florianópolis, as estruturas náuticas existentes no município e a análise dos conflitos entre as atividades náuticas, a pesca, a aquicultura, o transporte hidroviário e o turismo.

O Projeto de Estudo Complementar para Implantação do Plano de Ordenamento Naútico é uma uma iniciativa da FloripAmanhã com apoio Fecomércio-SC, CDL-Florianópolis, AEMFLO/CDL-São José, Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau, Videoteca Videolocadora, Sindimóveis-SC, Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Florianópolis, Orsitec Assessoria Contábil e Empresarial, Pedro Paulo de Abreu e Renato Odecio Kock.

“O maior potencial para desenvolvimento náutico em Florianópolis é a Costa Oeste (centro) e a Costa Continental. Em tais porções ocorre o maior potencial natural para tal atividade, aliada ao menor número de conflitos e quantidade razoável de estruturas náuticas, o que permitiria um aumento no número de estruturas. Além disso, ocorrem fatores favoráveis relativos à logística, infraestrutura e restrições ambientais legais”, adianta o oceanógrafo Alexandre Mazzer, responsável técnico do projeto.

Para a presidente da FloripAmanhã, Zena Becker, “com estes estudos estamos criando uma base técnica-científica a fim de permitir uma regulamentação que vise a preservação do ambiente costeiro de Florianópolis e o desenvolvimento de atividades como o transporte hidroviário, turismo náutico, aquicultura e pesca”.

O doutor em Geologia Costeira explica que “o panorama do ordenamento náutico no município de Florianópolis aponta para o desenvolvimento diversificado em cada tipo de costa, bem como o planejamento de ações específicas para mitigação de conflitos, e para o desenvolvimento com restrições de áreas com baixo potencial natural e/ou sujeitas à regramentos específicos de unidades de conservação, e pela legislação ambiental pertinente”.

Após a conclusão do diagnóstico, o projeto prevê a Revisão do Plano de Ordenamento Naútico existente; a compatibilização da proposta do Plano de Ordenamento Naútico de Florianópolis revisado com o Plano Diretor e o Zoneamento Ecológico Econômico Costeiro – ZEEC/GERCO-SC e o estudo dos aspectos técnicos e legais para sugerir diretrizes para formulação de critérios e regulamentos específicos, além do cruzamento destas informações com projetos como o Floripa 2030 e o Vita et Otium.

O projeto prevê também a realização de oficinas em cinco regiões de Florianópolis para apresentação dos resultados e envolvimento de lideranças para fortalecer a proposta de Plano de Ordenamento Náutico a ser encaminhada no âmbito do Plano Municipal de Gerenciamento Costeiro, lei n.7.579/09.

O responsável técnico pelo projeto, Alexandre Mazzer, explica que apesar da abrangência municipal, a análise aborda os ambientes costeiros como um todo, incluindo áreas de municípios da região da Grande Florianópolis, com vistas à habilitar o estudo à um planejamento integrado.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *