Atentados à biodiversidade
01/02/2012
Os radares sem data para voltar a funcionar
02/02/2012

Usado como bar, rancho é demolido

Uma obra às margens da Praia de Jurerê, no Norte da Ilha de SC, começou a ser demolida na manhã de ontem, em Florianópolis. De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), a construção, que existe há cerca de três décadas, estava sendo usada como bar e uma reforma não autorizada estava em andamento.

No local, uma retroescavadeira, um caminhão e sete homens trabalhavam para desmontar a construção irregular, além dos fiscais da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram) e SMDU.

A comunidade que acompanhava a demolição protestou contra a ação da prefeitura.

Moradora há seis anos no local e que não quis se identificar contou que o estabelecimento antigo se chamava Bar da Canoa até ser vendido para o atual dono.

– Isso é um absurdo. Estão demolindo tudo! Se só a reforma era irregular, por que não derrubaram apenas a nova estrutura? – disse ela.

O diretor de fiscalização da Floram, Marcelo Ferreira, conta que a reforma, feita sem autorização legal, estava descaracterizando a construção.

– Temos informações de que ele já havia feito mudanças na estrutura, com construção de colunas internas. Também há indícios de que ergueria um segundo andar. Eu mesmo o avisei que não poderia fazer isto.

A legislação proíbe este tipo de construção naquele local, que fica sobre as dunas da praia. O rancho já existia, mas quando as reformas começaram, tornou-se ilegal, explicou o diretor.

Prefeitura emitiu pareceres negativos

Segundo o secretário do SMDU, Urbano José Carlos Rauen, os pedidos para que a prefeitura permitisse a reforma estavam sendo feitos desde dezembro, sempre com parecer negativo.

– A ordem para a demolição foi dada no fim da tarde de segunda-feira e começou por volta de 10h de ontem, quando os fiscais da Floram e da SMDU chegaram ao local com os veículos – detalha Rauen.

O atual proprietário não estava no local para comentar a demolição da edificação.

(DC, 01/02/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *