Construa os caminhos que os ciclistas virão
16/02/2012
Polícia ambiental de Santa Catarina investiga envolvidos em pesca ilegal de jacarés em Florianópolis
17/02/2012

Totem às margens da SC-401, em Florianópolis, alerta motoristas sobre acidentes de trânsito

Uma campanha nacional da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego inaugurou na noite desta quarta-feira um totem às margens da rodovia SC-401, em Florianópolis, que serve para alertar motoristas sobre a quantidade de vítimas que o trânsito causou desde 2009. O principal dado é o de 90 mil vítimas fatais nestes dois anos.

O totem, que integra o Movimento Chega de Acidentes, foi instalado por tempo indeterminado em frente à Associação Catarinense de Medicina e poderá ser observado durante o feriadão de Carnaval, período de grande registro de acidentes.

Além de Florianópolis, os totens estão em Goiânia, Manaus, Curitiba, Recife e Porto Alegre. Em Santa Catarina, quem trouxe a iniciativa foi a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT-SC). A entidade será responsável pela manutenção do equipamento.

— Nós, ortopedistas, vivenciamos de perto os traumas sofridos pelos motoristas no trânsito, as vidas perdidas e as sequelas que ficam para sempre, sem falar nas dificuldades que as vítimas precisam enfrentar em emergências médicas lotadas e sucateadas — diz o presidente da SBOT-SC, André Luís Fernandes Andújar.

As mortes e as mais de 300 mil vítimas hospitalizadas resultam em R$ 80 bilhões de gastos com saúde pública, valores que poderiam ser revertidos na compra de 690 ambulâncias ou na construção de 1,6 mil hospitais públicos.

Os dados quanto ao número de vítimas são do Ministério da Saúde, e o impacto econômico é fornecido pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e são atualizados de hora em hora. Um abaixo-assinado pela redução da violência no trânsito está disponível no site chegadeacidentes.com.br

(DC, 16/02/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *