Abastecimento de água retorna a normalidade na Grande Florianópolis
17/02/2012
Biblioteca Pública de Santa Catarina é contemplada em editais para compra de livros
17/02/2012

Tartaruga aparece na praia

Mais uma tartaruga foi encontrada nas areias do Litoral de Santa Catarina. Desta vez o animal já estava morto e foi enterrado na praia de Jurerê Tradicional, em Florianópolis, por equipes do projeto Tamar, no início da tarde de ontem.

Com 96 cm e aproximadamente 100 quilos, a tartaruga adulta da espécie cabeçuda foi a 18a a ser registrada no Litoral Catarinense nesta temporada de verão.

A tartaruga chamou a atenção de moradores que passavam na praia por conta do seu grande tamanho, além de estar inchada.

– A tartaruga, que aparentava ser fêmea, devia estar morta há cerca de cinco dias. Por isso, devido ao avançado estado de decomposição, não tivemos como descobrir o motivo da morte, mas as causas mais comuns são redes de pesca, onde os animais ficam presos; colisão com embarcações e doenças pulmonares – explica o coordenador do Projeto Tamar em SC, Gustavo Stahelin.

Somente neste ano foram resistradas 18 tartarugas – entre vivas e mortas – no Litoral Catarinense. Dessas, três eram da espécie cabeçuda e 15 eram tartarugas verdes. No entanto, Stahelin garante que o número é ainda maior.

– Com certeza os números são maiores do que os registrados pelo Tamar. No Norte e no Sul do Estado, por exemplo, há mais ocorrências do que na Grande Florianópolis, mas muitas vezes não ficamos sabendo, pois existem outros órgãos que cuidam de tartarugas. Além disso, quando o animal é pequeno e já está morto, muitas vezes os próprios moradores acabam enterrando.

No ano passado, o Projeto Tamar registrou 120 tartarugas nas praias catarinenses, sendo oito cabeçudas, três tartarugas-de-pente e 109 tartarugas verdes. A tartaruga verde é a mais comum de ser encontrada porque vive próxima da costa. Já a cabeçuda, costuma nadar em mar aberto quando jovem.

(Por Ingrid Santos, DC, 17/02/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *