Agenda de 20 a 26 de fevereiro de 2012
17/02/2012
Por um trânsito mais democrático
23/02/2012

Poluição é ignorada em Canasvieiras

Praia lotada e muitas pessoas no mar, apesar dos alertas de contaminação

No calor de ontem, que ultrapassava os 30ºC, difícil resistir a um banho de mar. Na Praia de Canasvieiras, uma das mais badaladas do Norte da Ilha, as pessoas caíram na água.

Turistas e moradores da Grande Florianópolis lotaram toda a orla. Mas o último relatório da Fundação do Meio Ambiente (Fatma), divulgado sábado, apontou a poluição da praia nos seis pontos de avaliação.

A análise foi feita para confirmar resultados encontrados na última sexta-feira, que já apontavam a contaminação. A previsão é de que a água limpe nos próximos dias. Enquanto, para os banhistas, a ordem era se refrescar, para os médicos, a situação exige alerta.

A família de Silvana Lemes da Rosa sabe que a praia está poluída, mas não resistiu à temperatura agradável da água. Ela se jogou nas ondas com as afilhadas e o marido.

–Neste calor tem que aproveitar, não tem como não entrar na água – disse a moradora de São José.

Já Juliana Victoria Martins e Rochelle Victoria foram exceções. As águas claras não enganaram as primas, que ficaram só no banho de sol. Por acompanharem os relatórios de balneabilidade pelos jornais da cidade, elas sabem da contaminação.

– No máximo, se dá muito calor, a gente arrisca molhar só o pé. Ficar muito tempo na água, nem pensar! – explicam as primas.

Para a clínica geral Zulma Carpes, elas que estão certas. A médica alerta que tomar banho em água contaminada pode causar lesões ou micoses na pele, hepatite, além de infecção no intestino, no ouvido ou nos rins. Para quem já entrou no mar poluído, a indicação é procurar um médico se estiver com qualquer sintoma.

(DC, 20/02/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *