Economia e ecologia
08/02/2012
Capitania dos Portos notifica 278 embarcações e apreende 12 na Grande Florianópolis
08/02/2012

Moradores de rua

Relevante e oportuna a realização, segunda-feira, do 2º Fórum Movimento População de Rua de Florianópolis na Câmara de Vereadores da Capital. Relevante porque trouxe à pauta a discussão de um problema que a sociedade e o poder público costumam varrer para debaixo do tapete; oportuna porque ocorre quando cresce, cada vez mais, o número dessas pessoas que sobrevivem ao relento em situação de extrema carência e abandono, à margem de todo e qualquer direito de cidadania. Trata-se de um drama social e humano que tanto aflige Florianópolis quanto outras cidades de maior porte em Santa Catarina, como Joinville, Blumenau e Chapecó, a título de exemplos.

Quais circunstâncias empurram alguém para esta dolorosa situação? A pobreza – estima-se que, aproximadamente, 1,2 milhão de pessoas se enquadrem nessa condição em Santa Catarina – é a primeira delas, mas não a única. Muitos dos sem teto a ela foram levados pela adição à drogas, pelo desemprego e falta de qualificação para qualquer atividade remunerada, pela dissolução das famílias, e pelas migrações ilusórias, entre outros fatores.

Na Câmara Municipal, os moradores das ruas da Capital reivindicaram alguns dos seus direitos, assegurados – mas não cumpridos – pelo decreto 7.503/2009, que instituiu a chamada Política Nacional para a População em Situação de Rua: acesso aos serviços de saúde, abrigos noturno, mais facilidade para a obtenção de documentos e mais segurança, eis que vítimas frequentes da violência. Hoje, esses “cidadãos sem cidadania” encontram mais auxílio e amparo em instituições privadas e religiosas de benemerência do que nos poderes públicos. Está na hora de unir esforços e tocar à frente programas capazes de resgatar a dignidade e a cidadania desses compatriotas deserdados em permanente situação de risco.

(Editorial, DC, 08/02/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

3 Comentários

  1. Maria Luiza Scheeffer Zwarg disse:

    Gostei muito da forma respeitosa como o assunto foi tratado.A mendicidade é historicamente engendrada e persiste, desde os primeiros escritos humanos e até bíblicos. Lembrados em todas as platadormas de governos, são banidos e esquecidos após as eleições, pois os governantes desejam o que é belo em suas cidades,e assim,tiram a liberdade de ir e vir dessas pessoas,abandonando-as a própria sorte, deixando que encontrem nos latões o que não serviram sequer aos a animais domésticos.Quanto talento não se perde nos olhares nebulosos da mendicidade? Sejam quais forem os motivos que os levaram a mendicidade, são seres humanos iguais a todos nós, e é de toda sociedade a responsabilidade de minimizar a penúria dos desvalidos que tem o direito ao mesmo colorido social dos que muito possuem.

  2. Raquel Carolina Bellani disse:

    Olá.
    Sou acadêmica de Direito,e vou fazer minha monografia sobre moradores de rua.Gostaria de obter informações sobre o assunto.
    De quem é a responsabilidade do morador de rua? o Estado? a família.
    ATT Raquel Bellani

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *