Semáforos ligados na SC-405, na Capital
06/02/2012
Licitação para reforma do terminal Rita Maria deverá ser aberta até junho
06/02/2012

FATMA divulga Relatório de Balneabilidade Nº 08 do verão 2011/2012

Pela segunda semana seguida é registrada redução de pontos impróprios ao banho no litoral catarinense

A Fundação do Meio Ambiente – FATMA divulga nesta sexta-feira, 03 de fevereiro, o Relatório de Balneabilidade Nº 08 da temporada de verão 2011-2012. Os técnicos do laboratório do órgão ambiental constataram uma melhoria pela segunda semana consecutiva nas condições de balneabilidade ao longo do litoral, com a redução de três pontos impróprios no Estado. Na semana anterior houve a redução de cinco pontos, com a melhora sendo creditada à redução da quantidade de chuvas.

A análise das amostras coletadas pela equipe da FATMA esta semana verificou que 58 pontos estão impróprios no Estado dos 195 monitorados, enquanto 22 pontos estão impróprios em Florianópolis dos 65 pontos monitorados. O estudo aponta um grau de impropriedade no Estado da ordem de 29,74%, enquanto 33,84% dos pontos amostrados na Capital foram reprovados no teste de balneabilidade.

Segundo o gerente de Avaliação da Qualidade Ambiental de FATMA, Haroldo Tavares Elias, em Bombinhas dos oito pontos monitorados três encontram-se impróprios para o banho enquanto em Florianópolis a Lagoa da Conceição apresenta três dos nove pontos monitorados na condição de impróprio e em Canasvieiras três pontos dos seis estão impróprios ao banho. O ponto monitorado junto ao Riozinho, na praia do Campeche, em Florianópolis, voltou à condição de próprio para o banho, enquanto em Jurerê todos os quatro pontos estão próprios ao banho.

Também na Capital, os locais monitorados em Sambaqui, Santo Antônio, Cacupé e Daniela continuam a classificação de PRÓPRIOS ao banho. Já em Ingleses o ponto 27 e o ponto 57 estão impróprios ao banho. “Solicitamos a atenção especial a estes dois locais e outros onde existam descartes de rios e ou tubulões, pois é comum os valores obtidos nas análises das amostras coletadas nesses aportes serem bastante superiores ou iguais a 160.000 de coliformes fecais por 100ml”, adverte o técnico responsável pelas análises feitas pelo laboratório da FATMA, Marlon Daniel da Silva, observando que em Itapema, dos oito pontos monitorados, três estão com a condição de impróprio ao banho.

O relatório é apresentado em atendimento à resolução CONAMA 274/2000 que em seu artigo 9º diz compete aos órgãos de controle ambiental a aplicação da resolução, cabendo-lhes a divulgação das condições das praias e dos balneários e a fiscalização para o cumprimento da legislação pertinente.

O relatório completo está disponível para download clicando no link abaixo:

Ver Anexo

(Fatma, 06/02/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *