Por um trânsito mais democrático
23/02/2012
Esgoto e móveis “matam” o rio Tavares
23/02/2012

CNPQ libera recursos para ampliação do MIDI Tecnológico de Florianópolis

A incubadora MIDI Tecnológico, de Florianópolis, recebeu aporte financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) para ampliação da infraestrutura física do local. O projeto tem como objetivo viabilizar o novo espaço que a incubadora terá no parque tecnológico em construção pela Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) em parceria com a Barossi Engenharia. Localizado na SC-401, o Floripa Tec Park contará com 14 mil metros quadrados de área, divididos em duas torres com sete andares cada.

Com os recursos do CNPQ para o MIDI, será possível fazer a estruturação de 15 salas de empresas residentes, a área administrativa do espaço, biblioteca, construção de salas de reunião e aquisição de equipamentos. Além disso, o aporte também viabilizará a implantação de um laboratório Mecânico/Eletroeletrônico, com estação de solda, fonte de tensão, gerador de funções, lab view, microscópio, multímetro digital, osciloscópio e placa de aquisição de sinais.

O espaço poderá ser utilizado pela incubadas que necessitem fazer, de forma esporádica, pequenos reparos ou produção de dispositivos ou protótipos, que não sejam seu foco de atuação e, por isso, não justificam a aquisição pelas empresas. Atualmente, a solução encontrada é a terceirização dos serviços.

A mudança para o novo parque tecnológico possibilitará um ambiente mais propício para o relacionamento de empresas de tecnologia, que auxiliará as incubadas a aumentarem a capacidade de articulação com outras que já tenham maior experiência no mercado. Também permitirá aprimorar o atendimento oferecido aos empreendimentos nascentes e ampliar a capacidade de produção de conhecimento, fomentando ações, produtos e serviços inovadores.

No início de 2012, o MIDI Tecnológico passou a contar com três novas empresas em seu quadro de incubadas residentes. A PowerOpticks foi fundada em agosto de 2011 e desenvolve sistemas de medição ópticos aplicados à medição direta de corrente e tensão, com tecnologia nacional. Um dos principais produtos desenvolvidos é um transdutor eletrônico, o SOCT-23kV. Desde 2007, a Guarda Fila oferece serviços de TI para a gestão de todo o processo de atendimento presencial, otimizando o tempo de espera dos usuários em filas. Já a Softpc, atua no mercado de desenvolvimento de sistemas de gestão de processos. Iniciou suas atividades em 2005 e possui soluções que atendem as necessidades de gestão de diferentes segmentos.

(DC, 22/02/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *