Reciclando papeis e vidas
07/02/2012
Acesso mais fácil ao Centro da Capital
08/02/2012

Choque terá base no alto do morro

Polícia Militar promete abrir, em até 60 dias, a nova sede do batalhão, estrategicamente localizada no Maciço do Morro da Cruz

Uma ação audaciosa da Polícia Militar (PM) está na reta final em Florianópolis: a instalação da sede do Batalhão de Choque no alto do Maciço do Morro da Cruz. Todo o efetivo da unidade será instalado de forma permanente no local, onde há regiões com crescente domínio do tráfico de drogas.

O alto do Maciço abrigava apenas o heliponto e uma pequena base da PM. Com o passar dos anos, foi tornando-se pouco utilizada e acabou praticamente abandonada, conforme relato de lideranças comunitárias.

Agora, além da reforma para os helicópteros da PM pousarem, houve o investimento para abrigar o Choque, criado em 2011 na Capital. Uma estrutura de dois andares está praticamente concluída. Será uma espécie de quartel do batalhão, com alojamento e estrutura administrativa.

Mas a parte mais aguardada é a tática, afinal, dali os PMs terão localização privilegiada para agir nos morros da região Central. O ponto também é considerado estratégico para os deslocamentos da tropa.

A corporação promete ativar o Choque no local em, no máximo, 60 dias, garantiu o comandante da Diretoria de Apoio Logístico e Financeiro (Dalf) da PM, coronel Calixto Antônio Fachini. O Choque está instalado, hoje, no Centro de Ensino da PM, no Bairro Trindade.

A obra custou até agora R$ 540 mil. Os recursos são do Fundo de Melhoria da PM. Ainda falta instalar um para-raios, finalizar a rede elétrica e parte da mobília.

Local sentirá o impacto do novo batalhão, diz a PM

Para o coronel, não há dúvidas que o Maciço sentirá o impacto com a chegada do efetivo.

– É uma experiência nova para a PM. Haverá naquela região deslocamentos, movimentação policial, operações, treinamentos, sempre com o intuito de trazer segurança – afirmou o coronel Fachini.

O comandante do batalhão, tenente-coronel Renato Cruz Júnior, prevê também a intensificação das ações em conjunto com o batalhão de aviação da PM. Ele espera o reforço de mais 30 policiais para o Choque, a partir de março.

Antes mesmo de se instalar oficialmente no Maciço, a PM enfrentou problemas no local. No mês passado, houve um desentendimento entre uma moradora da região com os operários que construíam o portão do batalhão.

Com medo, eles teriam sofrido ameaça e registraram boletim de ocorrência. O coronel Fachini garantiu que o caso foi resolvido.

Para o secretário municipal de Segurança e Defesa do Cidadão, Hamilton Pacheco da Rosa, a instalação do Choque no alto do Maciço do Morro da Cruz será um avanço na prevenção e combate ao crime nos morros centrais da Capital.

(Por Diogo Vargas, DC, 08/02/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *