Praias de Florianópolis
09/02/2012
Falta de passarela na SC-401, em Florianópolis, é pesadelo para moradores da região
09/02/2012

Carro elétrico dobrável poderá ser testado em Florianópolis

Memorando de intenção foi assinado entre a Prefeitura e a Hiriko Driving Mobility

Florianópolis entrou na lista das 20 cidades ao redor do mundo que poderão testar o Hiriko, um veículo elétrico dobrável, que ocupa 1/3 do espaço de um automóvel tradicional. A Prefeitura de Florianópolis e a Hiriko Driving Mobility assinaram um memorando de intenção para possibilitar a realização de um piloto da utilização do veículo na Capital catarinense. Até julho deste ano, a empresa irá desenvolver um estudo de viabilidade para identificar as condições para o início dos testes pilotos em Florianópolis, previstos para fevereiro de 2013.

De dimensões reduzidas, o Hiriko possui linhas futuristas, com porta frontal, que facilita o acesso aos assentos. O veículo possui um moderno sistema de navegação, informação e controle. O Hiriko dispõe de tração e direção em todas as quatro rodas, gira sobre si mesmo e conta com um bagageiro de 300 litros de capacidade. O veículo pode percorrer 120 km com uma única carga nas baterias de lítio e atingir 90 km/h de velocidade máxima.

O estudo de viabilidade proposto avalia a viabilidade do projeto, estima a demanda dos usuários finais, a infraestrutura necessária e calcula o impacto na cidade com a implementação de um serviço de mobilidade com o carro urbano. Também será proposto um modelo de negócio financeiro, que prevê patrocinadores privados. A cidade de Florianópolis não terá qualquer ônus financeiro para a realização deste projeto. O Hirik faz parte do Programa Global de Mobilidade sob Demanda, focado na identificação de novas soluções de mobilidade sustentável para cidade.

(PMF, 08/02/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *