Prefeitura de Florianópolis oferece cursos gratuitos para 2012
13/02/2012
Última semana para estudantes se inscreverem na Jornada em Educação Tecnológica
14/02/2012

Bicicletas fantasmas alertam sobre mortes no trânsito

Centenas de ciclistas se reuniram na pista de skate em frente ao Shopping Iguatemi, no bairro Trindade, em Florianópolis, para protestar contra a violência no trânsito. Em 2012, dois ciclistas morreram atropelados.

A bicicletada seguiu pela avenida Madre Benvenuta até o km 18 da SC 401, onde Emilio Delfino de Souza, 22, foi morto, no domingo (5). No local os manifestantes deitaram as bicicletas, fizeram uma oração e penduram no poste de luz uma bicicleta fantasma – pintada de branco – para protestar contra o atropelamento.

Daniel de Araújo Costa, presidente da Viaciclo (Associação de Ciclousuários da Grande Florianópolis), e um dos organizadores do evento, salienta que “andar de bicicleta não é perigoso. O risco são as infrações cometidas no trânsito”.

Uma das reclamações do grupo é a falta de fiscalização da Lei Seca – que estabelece um limite legal para o consumo de álcool. Os dois motoristas responsáveis pelos acidentes estavam embriagados. “Quando pedalava para cá, jovens jogaram uma garrafa de uísque pela janela do carro. Não há controle”, complementa Daniel.

Domingo (12) haverá uma nova concentração no trevo de Canasvieiras, para instalar a bicicleta fantasma em homenagem à segunda vítima do trânsito, o argentino Hector Galeano, 54. Ele foi atingido em janeiro, na ciclofaixa da SC 401, por um Peugeot 206 em alta velocidade, segundo a Polícia Militar Rodoviária.

(ND, 13/0/2/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *