Agora foi a estaca que afundou
12/01/2012
Como estão nossas praças?
13/01/2012

Polícia recolhe moradores de rua na Capital

Operação Choque de Ordem já retirou 79 andarilhos das ruas de Florianópolis, sendo três com mandato de prisão em aberto

A PM (Polícia Militar) realiza uma série de ações para retirar andarilhos e flanelinhas da Capital. Ontem, terceiro dia da operação Choque de Ordem, houve a detenção de 45 pessoas. Os moradores de rua são presos por vadiagem. O comando da PM vai avaliar os resultados para saber se há necessidade de novas intervenções na semana que vem.
Os policiais militares partiram do 4ª Batalhão por volta das 15h. A primeira parada ocorreu na praça 15 de Novembro, mas sem nenhuma prisão. Já na segunda, na esquina das ruas Victor Meireles e general Bitencourt, cinco detidos. Sendo quatro homens e uma mulher. Os andarilhos conhecidos da polícia são levados para triagem na delegacia. Os novos tem o nome consultado na hora.

Nos dois primeiros dias da operação Choque de Ordem, 31 andarilhos foram detidos, três deles procurados pela Justiça. Os presos são encaminhados para a delegacia para responder um TC (Termo Circunstanciado). Depois, voltam para as ruas.

O Centro de Referência para Moradores de Rua da Capital possui 180 andarilhos cadastrados no sistema. Segundo a coordenadora do programa, Leyla Franzoni, muitos dos apreendidos são reincidentes. “No centro temos serviços para encaminhar os usuários de drogas para recuperação, mas eles recusam ajuda”, disse a coordenadora.

A ação contra a cobrança de taxas para estacionar esbarra na falta de testemunhas. Segundo o comandante do 4ª batalhão, coronel Araújo Gomes, os motoristas chamam a polícia quando enfrentam problemas com os guardadores de carro, os chamados flanelinhas. Porém, logo que o socorro chega, eles abandonam o local. “O crime de extorsão depende da manifestação da vítima, mas isso nunca ocorre”, afirmou o coronel.

(ND, 13/01/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *