Clipping

Mobilização na praia de Canasvieiras, Florianópolis-SC




Artigo escrito por Ana Echevenguá (23/01/2012)

Para o próximo sábado, dia 28 de janeiro de 2012, das 9hs ao meio-dia, está prevista uma atividade de conscientização socioambiental na praia de Canasvieiras, norte da Ilha da Magia, na beira do Rio do Braz, próximo ao trapiche das escunas.

O evento contará com a participação do Movimento SOS CANASVIEIRAS, Instituto Eco&Ação e dos integrantes do projeto CECA (Centro de Educação e Cidadania Ambiental), com distribuição de material informativo sobre conduta consciente em praias.

Precisamos da colaboração de todos: moradores e turistas. As praias da Baia de Canasvieiras estão sofrendo forte degradação. Principalmente pelo despejo de esgoto in natura nas suas águas e areia. No dia 22 de janeiro último, o DC – Diário Catarinense* publicou que, em Florianópolis, dos 65 pontos monitorados pelos técnicos da Fatma, 29 não são indicados para o banho. Quem está curtindo o verão no Norte da Ilha não tem muito o que comemorar. A incidência de chuva combinada ao gigantesco fluxo de turistas e um sistema de esgoto sobrecarregado agrava a situação. Pelo menos cinco pontos em praias em Canasvieiras, Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui estão com a qualidade sanitária da água comprometida.

E prestem atenção ao recado deixado por essa reportagem do DC: Independente das placas de balneabilidade, os técnicos do órgão ambiental não indicam o banho de mar após dias chuvosos. A chuva “lava as ruas”, levando água contaminada para o mar. Locais próximos de braços de rios, córregos e tubulações também devem ser evitados.

O número de pessoas que contraíram virose principamente crianças nesse início de 2012 já é alarmante. Problemas gastrointestinais dos usuários da praia, esperas nos postos de atendimento, despesas com medicamentos são uma constante nas conversas diárias.

Precisamos descruzar os braços e lutar pela qualidade sanitária das nossas praias. Se nada for feito, elas não mais poderão ser utilizadas em um futuro bem próximo. E não é isso o que queremos: queremos praia limpa! Para a presente e futura geração.

Participe do nosso evento: ajude a salvar a Baia de Canasvieiras!



Notícias Relacionadas




Comente no Facebook

comentários

Powered by Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Política de moderação de comentários:

A legislação brasileira inclui a possibilidade de se penalizar blogs e sites pelo conteúdo publicado, mesmo comentários de terceiros. Portanto, a Associação FloripAmanhã se reserva o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos diferentes do tratado no site também poderão ser eliminados. Queremos manter um espaço coletivo de debates em torno de ideias. Façamos bom proveito para o melhor de nossa cidade.