Após 20 anos de promessas, moradores do alto do Morro da Queimada, em Florianópolis, recebem água encanada
11/01/2012
Radares devem voltar a funcionar em Florianópolis a partir de fevereiro
11/01/2012

Guarda Ambiental de São José divulgará o motivo da morte de peixes

Pescadores encontram peixes e camarões mortos na Beira-mar de São José e uma grande quantidade de óleo

Milhares de peixes e camarões apareceram mortos na manhã sexta-feira passada (6) no mar de São José. Esse é o relato do pescador Sival Miranda, que tem seu rancho de pesca no início da avenida Beira-mar do município. “Vim pescar às 5h, quando fui botar a minha canoa no mar, fiquei assustado com a quantidade de animais mortos e a imensa mancha de óleo na água”, relatou Miranda que é pescador há 40 anos.

Ele diz que o óleo derramado no mar parece ser industrial e que chamou a Guarda Ambiental do município para averiguar a situação. “Os guardas demoraram muito para chegar aqui, liguei de manhã e eles só vieram à tarde, quando os pássaros já haviam comido todos os peixes mortos. O que foi levado para análise foi uma amostra do óleo retirado do mar que eu guardei em uma garrafa”.

O pescador diz que ficou assustado com a quantidade de peixes mortos, algo que não tinha visto em todos os seus anos de profissão. “Sou pescador e disso tiro o meu sustento. Com esse derramamento de óleo, fico com medo de entrar no mar e contrair alguma doença. Nesse último final de semana eu e meus colegas já ficamos sem pescar e tivemos prejuízo”, falou Miranda.

O superintendente da Fundação Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Fernando Vitor Damásio, afirmou que o resultado da análise de laboratório será divulgado até o final da semana. “Será difícil achar e punir um culpado, afinal, não foi caracterizado o flagrante”.

(ND, 11/01/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *