Mobilização na praia de Canasvieiras, Florianópolis-SC
23/01/2012
Águas-vivas causam queimaduras em banhistas no Sul da Ilha
23/01/2012

FATMA divulga Relatório de Balneabilidade Nº 06 do verão 2011/2012

Novo relatório aponta que houve um aumento de 12 pontos impróprios ao banho de mar no litoral de Santa Catarina em relação ao estudo da semana anterior

A Fundação do Meio Ambiente – FATMA divulga nesta sexta-feira, 20 de janeiro, o Relatório de Balneabilidade Nº 06 da temporada de verão 2011-2012. O estudo elaborado pelos técnicos do órgão ambiental avalia as condições da água para o banho de mar em 195 pontos monitorados ao longo dos 500 quilômetros do litoral catarinense.

De acordo com as análises, 66 pontos estão impróprios no Estado, dos 195 pontos monitorados, e em Florianópolis 29 pontos estão impróprios dos 65 pontos monitorados. Pelos resultados obtidos pela FATMA, o grau de impropriedade no Estado foi de 33,84%, enquanto 44,61% dos pontos monitorados na Capital estão com a qualidade sanitária da água comprometida. Em relação ao estudo anterior há 12 pontos impróprios a mais no Estado e sete na Capital. O ponto monitorado junto ao Riozinho, na praia do Campeche, em Florianópolis, voltou à condição de próprio para o banho após cinco relatórios que apontavam a impropriedade do local.

De acordo com o gerente de Avaliação da Qualidade Ambiental de FATMA, Haroldo Tavares Elias, os municípios em que mais pontos passaram à condição de impropriedade foram Balneário Camboriú e Florianópolis, com quatro e sete, respectivamente. Segundo ele, além do elevado número de turistas, multiplicando a população, houve um excesso de chuvas nos balneários, agravando a situação. Segundo os dados do Ciram, só na Grande Florianópolis, nos últimos sete dias, o índice pluviométrico foi superior a 100 milímetros.

Os técnicos do órgão ambiental reiteram a importância de os banhistas prestarem atenção às placas indicativas nas praias bem como a consulta ao sítio da FATMA na Internet – www.fatma.sc.gov.br. Os relatórios disponíveis na Internet permitem ao usuário verificar a situação dos pontos escolhidos, bem como seu histórico, permitindo opções mais seguras aos banhistas. Os locais mais adequados ao banho são aqueles afastados de aportes substanciais de águas com possível contaminação, comuns em braços de rios, córregos e tubulões.

O relatório completo está disponível para download clicando no link abaixo:

Ver Anexo

(Fatma, 23/01/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *