Florianópolis ganha mais 18 pontos de videomonitoramento
26/01/2012
Muda, de novo, a empresa que vai fazer a instalação dos radares em Florianópolis
27/01/2012

Departamento de Fiscalização Ambiental recolhe resíduos na Lagoinha do Leste

Os visitantes e campistas do Parque devem ter mais consiciência ao deixar lixo no local

A Lei 3701/92 foi criada com intuito de preservar o manancial hídrico e salvaguardar a paisagem natural (fauna e flora) do Parque Municipal da Lagoinha do Leste. A área é grande: 354 hectares. No Parque não existe edificações, apenas local para camping rústico na faixa de areia da praia com permanência máxima de sete dias. Segundo o artigo 10 da Lei anteriormente citada é “expressamente proibida a prática de qualquer ato de caça, perseguição, apanha coleta, aprisionamento e abate de exemplares da fauna do parque”, sendo desta forma vetado o porte de facão, serrotes e artigos semelhantes.

Desde segunda-feira (23), o Departamento de Fiscalização Ambiental, solicitado pelo Superintendente Gerson Basso, está retirando uma quantidade significativa de lixo deixado por campistas e usuários do Parque. “O lixo deixado por estas pessoas faz com que o ambiente fique insalubre, atraindo insetos para uma área silvestre. Os animais que ali habitam, ao comer estes resíduos ficam doentes podendo até morrer”, explica o Chefe do Departamento de Fiscalização Ambiental, Marcelo Ferreira.

A limpeza que a FLORAM tem feito durante os anos terá mais efeito a partir do momento que a população que visita o Parque, ao passear, traga o seu resíduo de volta, não deixando no local, que é de difícil acesso tanto para Fundação, quanto para COMCAP. Outra proibição é atear fogo, já que uma fagulha pode causar um incêndio, extremamente prejudicial para o meio ambiente.

Placas de orientação e de normas foram colocadas na entrada do Parque.

A Fiscalização da FLORAM ao identificar algum ato ilícito no Parque, irá notificar o responsável que responderá dentro dos princípios da Lei.

(PMF, 25/01/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *