Como estão nossas praças?
13/01/2012
Capital vai receber mais 150 câmeras de vigilância
13/01/2012

Centro de Biguaçu será revitalizado

Urbanização no Espaço de Uso Compartilhado vai integrar o lugar e facilitar a convivência entre pedestres, ciclistas e motoristas

A área central de Biguaçu passará por obras de urbanização nos próximos dias. As melhorias serão feitas no Espaço de Uso Compartilhado, que fica entre a Praça Nereu Ramos e a Igreja Matriz de São João Evangelista.

Com um investimento de R$ 125 mil, as obras começaram na última semana e devem ficar prontas entre 15 e 20 dias. A urbanização deve integrar os espaços públicos, facilitando a vida de pedestres, ciclistas e motoristas. Estão previstas a pavimentação de lajotas do tipo paver, no mesmo nível das calçadas, sinalização e colocação de floreiras.

Para o secretário de Desenvolvimento Urbano e Transportes, Arlindo Kleber Côrrea, uma grande vantagem das mudanças é que, como no espaço ocorrem eventos tradicionais do município, como a Praça Cidadã e a Gincana Cidade de Biguaçu, as obras deixarão o local mais adequado para receber a população. Segundo ele, a ideia segue uma tendência mundial, principalmente em locais com grande fluxo de pessoas.

O aposentado Acleci João de Campos, conhecido como Pialo, mora no Centro da cidade e aprova as mudanças. Ele, que sempre frequenta a praça para conversar com os amigos e passar o tempo, consegue imaginar o novo espaço integrado e facilitando a vida da população.

– Vai ser quase como um grande calçadão. As obras vão deixar a cidade mais bonita, vai ficar mais fácil para o pessoal que está a pé – prevê.

O ponto de táxi Walter Rüdger, que fica no local, será mantido e receberá uma reforma na cobertura. Os acessos ao estacionamento da Igreja Matriz e outro estacionamento privado ali existente também serão mantidos.

Para Alice Fischer, 57 anos, a urbanização terá um lado positivo e um negativo. Quem está de carro, terá o acesso complicado e precisará dar uma volta maior. Mas para os pedestres, ajudará. A aposentada, que frequenta o Centro quase todos os dias, reveza nos meios de locomoção. Algumas vezes vem com seu carro, outras, caminhando.

– Quando eu estiver dirigindo, vai dificultar. Mas quando eu vier andando, vou ser favorecida. No final das contas, quem ganha é a cidade. O local ficará mais bonito e muita gente vai poder aproveitar – acredita a aposentada.

Dentro desse conjunto de obras, será implantada, também, a nova drenagem da Rua Lúcio Born, no Bairro Rio Caveiras, para dar fim ao problema de alagamento da via, reclamação constante da população.

Apesar de serem obras pequenas e rápidas, o secretário Arlindo Kleber Côrrea alerta que transtornos podem acontecer, principalmente agora, na fase inicial, onde os tubos estão sendo colocados e o trânsito pode ser afetado.

(DC, 13/01/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *