PMs devem ser afastados após gestos obscenos com vaquinha da CowParade em Florianópolis
31/01/2012
Hermanos na Ilha Eles já são de casa
31/01/2012

Casan é multada por jogar esgoto em rio da Capital

Resíduos estariam com índices de poluição acima do permitido, prejudicando a estação ecológica
A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) foi autuada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) por despejar resíduos fora dos padrões definidos por lei no Rio Papaquara, no Norte da Ilha. A multa é de R$ 500 mil. A empresa já recorreu da decisão.
O chefe da Estação Ecológica de Carijós, unidade de conservação federal administrada pelo ICMBio, Silvio de Souza Junior, explica que os resíduos são jogados pela Estação de Tratamento de Efluente da Casan, que fica em Canasvieiras.
– Os efluentes caem em um canal, que corre para o Rio Papaquara. Como este rio entra pela Estação Ecológica, que é uma unidade de conservação (para preservar o manguezal) e a estação de tratamento fica a 6,5 quilômetros da estação ecológica, ficam evidentes os impactos causados à unidade – esclarece Souza.
De acordo com ele, uma lei estadual estabelece parâmetros para esses efluentes. Ele cita como exemplo a quantidade de óleos graxos, que não pode ultrapassar 30 miligramas por litro. Das amostras coletadas entre novembro de 2010 e abril de 2011, só uma não estava acima do limite. Outras substâncias que excederam o permitido foram o fósforo e detergentes. Todas elas, em excesso, causam danos ambientais.
– O fósforo é um determinante da quantidade de plantas: quanto mais fósforo, mais a água fica verde. Ele aumenta a quantidade de algas, que apodrecem, ocorrendo a retirada de oxigênio da água. O detergente está relacionado à superfície da água. Em excesso, diminuiu a incidência de luz.
Souza informa que os efluentes de outras duas estações de tratamento, também próximas à unidade de conservação, estão sendo analisados: o da Vila União, na Vargem Grande, e a do Saco Grande. A Casan recorreu da decisão. A pessoa responsável na empresa para falar sobre o assunto só vai se manifestar hoje.
(Por Julia Antunes, DC, 31/01/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

0 Comentários

  1. Paulo Valente Ferreira Neto disse:

    A Casan , é mais um tipo de câncer sem cura sustentado com dinheiro público.
    ______________________
    Mesmo ignorando a LEI Nº 6.938, DE 31 DE AGOSTO DE 1981
    Porém , de que importa a lei se existe já ocorreu a absolvição antecipada ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *