Secretários vão pedir recursos na Cultura para Ponte Hercílio Luz
18/01/2012
Fase inicial das obras do Aeroporto Hercílio Luz sairá 27% mais barato
19/01/2012

Batuque bom, mas não pra todos

Daqui a 30 dias, as cinco escolas de samba de Florianópolis estarão desfilando na Passarela Nego Quirido. O evento reúne mais de 15 mil pessoas, é transmitido ao vivo e ganha destaque nacional. Distante dos holofotes, o trabalho é árduo e o tempo é curto. Por falta de espaço adequado, os ensaios ocorrem dentro da comunidade que a escola representa ou próxima a ela, a maioria, em áreas residenciais.
Com baterias Furiosa (Os Protegidos da Princesa), Ordinária (Consulado), Guerreira (Copa Lord), Tribuzana (União da Ilha) ou Swing (Coloninha), elas arrebentam nos ensaios, mas também causam o maior barulho. Para quem mora próximo a elas, não há saída: ou ame-a ou deixe-a. Este ano, o pedido de parte dos moradores da Caieira do Saco dos Limões silenciou a bateria da Consulado, que há mais de 20 anos ensaiava no mesmo local. Denúncias no Ministério Público do Estado levaram o caso à Justiça e, na última segunda-feira, foi proibido definitivamente os ensaios da escola no bairro. A diretoria da Consulado e a Liga das Escolas de Samba procuram outra área. Nas demais escolas, os ensaios ainda ocorrem sem reclamações.
A prefeitura e o governo do Estado sabem como resolver o impasse, mas as ideias ainda não saíram do papel. Em 2008, foi autorizada licitação para a Cidade do Samba, com cinco galpões e uma área de 12.240 metros quadrados em uma edificação com quatro andares. O valor: R$ 14 milhões. Mas nada foi feito. O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, José Carlos Rauen, diz que a prefeitura ainda não conseguiu o terreno. Enquanto isso, as escolas contam com o bom senso da população e torcem para não perder o espaço dentro do bairro. Confira nestas duas páginas, como elas estão se preparando para o grande desfile.
Ensaios técnicos
– Local: Passarela Nego Quirido, entrada gratuita
JANEIRO
– Sábado, 14 , 22h – União da Ilha
– Domingo, 15, 22h – Unidos da Coloninha
– Sábado, 21, 20h – Embaixada Copa Lord
– Domingo, 22 , 20h – Os Protegidos da Princesa
– Segunda, 23, 20h – Consulado do Samba
– Sábado, 28, 20h – Os Protegidos da Princesa / 22h União da Ilha
– Domingo, 29 , 20h – Embaixada Copa Lord / 22h – Unidos da Coloninha
FEVEREIRO
– Sábado Dia 04 – 20h – Embaixada Copa Lord / 22h – União da Ilha
– Domingo Dia 05 – 22h – Unidos da Coloninha
– Segunda Dia 06 – 20h – Os Protegidos da Princesa
– Terça Dia 07 – 20h – Consulado do Samba
(Aline Rebequi, DC, 19/01/2012)
Som pode gerar multa
Em Florianópolis, Polícia Militar Ambiental e prefeitura têm em mãos o dever de fiscalizar imprudências relacionadas ao limite permitido de som. Para cada área, há uma norma. Medido em decíbeis (DB), a propagação do barulho pode mudar conforme o vento e as construções existentes na área. Em bairros estritamente residenciais, como é o caso da Caieira do Saco dos Limões – onde ocorriam os ensaios da Consulado do Samba – o barulho não pode ultrapassar 50 DB durante a noite (equivalente ao som de uma conversa em tom mais alto).
Se a área for mista, com comércio e moradias, a regra é a mesma. Se ela for comercial, como o Centro da Capital, é possível chegar até 60 DB (o ruído médio de uma fábrica ou do trânsito). O som de uma bateria de escola de samba, segundo a Polícia Militar Ambiental, ultrapassa os 100 DB.
A autuação para ambientes com som acima do limite permitido é considerada grave. A pena pode variar de 15 dias a três meses de detenção, além de multa de R$ 127.
Segundo o otorrinolaringologista Demosthenes Dimatos, a exposição deve ser intensa e contínua para causar danos.
– Mais de 30 minutos em um ambiente com som alto, a pessoa já percebe um zumbido no ouvido, e aos poucos, a pele mais sensível que protege o ouvido é danificada.
(DC, 19/01/2012)
Consulado
Fundada em 1986, representa a comunidade da Caieira do Saco dos Limões. Foi criada por um grupo de funcionários da Eletrosul transferidos do Rio de Janeiro. A bateria Ordinária tem cerca de 140 integrantes. Desde os anos 1990, os ensaios na comunidade, uma área residencial com 14.670 moradores, sem áreas públicas de recreação, sem movimentação de trânsito e conhecida pela tranquilidade. Este ano, os ensaios ocorreriam na rua, no lado de fora da quadra da escola, das 19h às 23h. Devido à decisão judicial, estão cancelados. Rafael da Cunha mora em uma casa vizinha aos ensaios há mais de 30 anos e diz que apoia a escola apesar do barulho. Ele acredita que ação foi movida porque o bairro tem muitos idosos. O presidente da Associação dos Moradores não foi encontrado pela reportagem para comentar o assunto.
Ensaios cancelados
(DC, 19/01/2012)
Copa Lord
Fundada em 1955, representa a comunidade do Morro da Caixa, Centro da Capital. Os ensaios ocorrem no Largo da Alfândega, área comercial. Os prédios exclusivos para moradia estão distantes do barulho, a cerca de 50 metros. A folia se estende até as 23h e reúne comunidade, trabalhadores do comércio local e turistas. A bateria Guerreira tem 170 componentes. O diretor de harmonia, Carlos Luz, diz que mesmo em área comercial, a escola também enfrentou problemas quanto ao barulho, sendo transferida para o Terminal Cidade de Florianópolis. Mas retornou ao Largo da Alfândega com autorização da prefeitura. Desde então, segundo ele, os ensaios se tornaram um evento que antecede o Carnaval. No entorno do Mercado Público, há venda de bebidas, pipoca e até churrasquinho e o samba se estende até as 23h.
Ensaios: segunda a quinta-feira, das 21h30min às 23h
(DC, 19/01/2012)
Protegidos da Princesa
Fundada em 1948, representa a comunidade do Morro do Mocotó, na área central de Florianópolis. Por falta de espaço no morro, os ensaios ocorrem na Passarela Nego Querido, também no Centro da cidade, longe de moradias e do comércio. Na passarela, a presença da escola fora do Carnaval, promove um evento à parte e aberto ao público, sem custo. O evento atrai também moradores de outros bairros e até turistas, encantados com a força e beleza da bateria. Nos ensaios, todas as alas participam e o público assiste das arquibancadas. Há venda de bebidas e pastel frito na hora. A Bateria Furiosa tem cerca de 190 integrantes. O coordenador-geral da harmonia, Valcione Furtado, explica que o espaço foi concedido por ser o mais próximo da comunidade.
Ensaios: segundas, quartas e quintas-feiras, das 21h às 23h
(DC, 19/01/2012)
Unidos da Coloninha
Fundada em 1962 com o surgimento de um bloco do Bairro Coloninha, no Estreito, área continental de Florianópolis. A bateria Swing tem 170 componentes e os ensaios ocorrem em uma área residencial, na praça Carlos Alberto Campos, ao lado do estádio Orlando Scarpelli. No bairro moram 4.709 moradores. Os ensaios fecham uma rua da comunidade e se estendem até as 23h30min. O diretor jurídico da escola, Luciano Baracuhi, diz que cerca de 1,5 mil pessoas participam da festa. O presidente da Associação dos Moradores do Estreito, Édio Fernandes , afirma que a área de ensaio tem poucos moradores por perto e os que moram próximos estão acostumados com o som dos eventos do estádio. A moradora da região Inês Marin, 63 anos, fecha todas as portas e janelas e diz que o barulho perturba, mas não a ponto de reclamar à prefeitura.
Ensaios: segunda das 20h30min às 23h. Sextas, até 24h
(DC, 19/01/2012)
União da Ilha da Magia
Fundada em 2008, começou como um bloco da Lagoa da Conceição, Leste da Ilha, bairro com 5.654 moradores. Os ensaios do bloco, e posteriormente da escola, sempre ocorreram na Praça Bento Silvério. A bateria Tribuzana tem aproximadamente 160 integrantes e leva até 2 mil pessoas ao Centrinho da Lagoa. O local é conhecido pelo agito de turistas na alta temporada e pelas festas das casas noturnas durante todo o ano. Fora do Carnaval, a praça também é utilizada para apresentações teatrais e shows abertos à população. O presidente da Associação dos Moradores da Lagoa da Conceição, Alécio dos Passos Santos, diz que a comunidade aceita bem o barulho dos ensaios e até participa com frequência. Segundo ele, o horário é respeitado e como ocorre até as 23h em dias de semana, não chegaria a perturbar os moradores.
Ensaios: quartas e domingos, das 20h às 23h. Sextas, até 24h
(DC, 19/01/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *