Muda, de novo, a empresa que vai fazer a instalação dos radares em Florianópolis
27/01/2012
Deinfra aumenta parapeito da passarela Sul da Ponte Pedro Ivo Campos
27/01/2012

A caminho da nova avenida em São José

Avenida, que recebe 20 mil carros por dia, está sendo revitalizada. Por enquanto, as obras estão sendo feitas embaixo da via para que a fiação de luz elétrica e de telefonia não seja mais vista pelos usuários. Na segunda etapa, serão criadas 145 novas vagas de estacionamento para carros, as calçadas serão alargadas e 106 árvores serão plantadas. A ideia é transformar a via em um shopping a céu aberto

Ela representa um dos órgãos vitais da cidade. Recebe, em média, 20 mil veículos por dia. Tem cerca de cem lojas espalhadas ao longo de 1,3 quilômetro de extensão. Liga 16 travessas, dá acesso aos bairros Kobrasol e Praia Comprida, à Beira-Mar do município, além de estar localizada onde há maior concentração de habitantes por metro quadrado da cidade, aproximadamente 60 mil. Serve ainda de atalho para moradores de Palhoça e Santo Amaro da Imperatriz que fogem dos constantes engarrafamentos da BR-101. A Avenida Presidente Kennedy, em São José, até 19 de março, pode estar de cara nova.

Ainda não aparece. Mas a Presidente Kennedy está em processo de revitalização desde maio de 2010. A intenção da prefeitura é transformar a avenida em local de passeio, com mais espaço para pedestres circularem, praticamente um shopping a céu aberto.

Por enquanto, as obras ainda são feitas embaixo da via, já que os postes de luz elétrica e telefonia não serão mais vistos pelos usuários da rua. Boa parte da fiação será subterrânea. As que ficarem aparentes serão diferenciadas e decorativas, segundo o secretário de Infraestrutura de São José, Túlio Maciel.

O prazo do contrato para a concretização do projeto, aprovado pelos comerciantes e moradores da região, é até o fim de maio. Porém, o desejo da prefeitura, é entregar boa parte das obras até o aniversário de São José, 19 de março. Ano passado, Maciel havia dito que a maior parte do projeto estaria concluída até o fim de dezembro. Mas, por causa das chuvas, as obras ficaram comprometidas.

Com o custo de aproximadamente R$ 11 milhões, a revitalização tem apoio da região. Segundo o presidente da Associação Empresarial da Região Metropolitana de Florianópolis (Aemflo) e da Câmara de Dirigentes Lojistas de São José (CDL-SJ), Tito Alfredo Schmitt, empresários e comerciantes aceitaram o projeto, mas lamentam a lentidão das obras.

– Todo mundo está ansioso. O projeto é interessante e irá trazer satisfação para toda a região do entorno da avenida, que tem aproximadamente 400 lojistas.

(Por Vanessa Campos, DC, 27/01/2012)

Segunda etapa em fevereiro

A segunda etapa, com obras de superfície, conforme Maciel, devem começar na primeira quinzena de fevereiro, já que a transferência do cabeamento subterrâneo e dutos para a drenagem pluvial sofreram atrasos por causa do mau tempo:

– O mais importante é acabar com os trabalhos dos dutos para evitar os pontos de alagamentos na região – frisa Maciel.

O secretário explica que, no próximo mês, serão implantados os meios-fios para, depois, definir onde será construída a ciclovia ao longo de toda a via.

Caso o tempo não colabore até o aniversário da cidade, a prefeitura acredita que até o fim do primeiro semestre, toda a revitalização seja entregue ao público. A reforma conta ainda com a criação de 145 novas vagas para carros, alargamento de calçadas e arborização de 106 árvores.

O secretário diz ainda que há a intenção de padronização das fachadas do comércio, que deve ser elaborada em parceria com a Aemflo.

(DC, 27/01/2012)

“Por enquanto, só estamos vendo os transtornos”

Para o taxista Geovani Moreira, 39 anos, que há 20 anos frequenta diariamente a Presidente Kennedy, a revitalização vai ajudar bastante, mas quando as obras estiverem terminado.

– No momento, está ruim por causa dos transtornos. O problema é que demoram muito para terminar. Já deveriam ter entregue a obra. Se você vai a São Paulo, nunca vê homens trabalhando de dia por causa do impacto no tráfego e na formação de filas. Só à noite. Eles poderiam fazer o mesmo aqui.

Moreira conta que a maior reclamação dos clientes é o tempo que perdem no trânsito, pois todos têm hora marcada para tudo, o que exige ainda mais a otimização do tempo dele.

Marluci Boing, 50 anos, dona de uma lanchonete na região, reclama que, por enquanto, só há barulho e buraco. Ela acredita que, se a ideia de transformar o local em open shopping sair do papel, será bom

– Com certeza vai aumentar o movimento.

(DC, 27/01/2012)

Mão única melhorou

Uma das mudanças significativas na primeira etapa de renovação da avenida foi a alteração no trânsito, que agora é mão única nas quatro pistas, sentido Florianópolis-São José. Conforme o gerente operacional da empresa Jotur, Renato Christ, o sentido único só trouxe benefícios aos cem ônibus que trafegam diariamente na avenida, somando a média de mil viagens por dia.

– A atitude da prefeitura foi muito feliz, pois o percurso dos ônibus está mais rápido, mesmo com as obras. A mudança refletiu na frota, na mão de obra, no gasto com horas extras e na vida do usuário, que é o maior beneficiado. O ideal mesmo seria a ampliação do sentido único com pista preferencial para o transporte coletivo desde a Ivo Silveira, contribuindo ainda mais para a mobilidade urbana – defende Christ.

(DC, 27/01/2012)

“Ciclovia?! Será ótimo!”

Há 27 anos, Hélio Flávio da Silva, 36 anos, vende doces e salgados na Presidente Kennedy. De bicicleta, ele percorre a avenida sempre com medo de ser atropelado. Por isso, anda na contramão para se sentir mais seguro. Desta forma, ele consegue ver os carros e pode desviar com antecedência, caso aconteça algum imprevisto.

– Não tem lugar pra gente andar aqui. Ah, vão fazer uma ciclovia? Mas pra que serve isso? Ah, então será ótimo! – comemora após a explicação da reportagem.

11 milhões de reais é o custo aproximado da revitalização

19 março é a previsão de entrega da obra

106 árvores serão plantadas em acordo com o projeto da obra

145 novas vagas de estacionamento é o que preve a obra
O que prevê o projeto
– Redefinição do trânsito local
– Pista preferencial de ônibus
– 17 bolsões de estacionamento com 145 vagas para carros
– Alargamento dos passeios
– Nova iluminação pública com infraestrutura subterrânea
– 1,3 mil metros de ciclovia
– 24 mil metros quadrados de passeio
– Projeto urbanístico e paisagístico com 106 árvores
Fonte: Secretaria de Infraestrutura de São José

(DC, 27/01/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

1 Comentário

  1. Vera Ribeiro disse:

    Gostaira de saber se as 106 árvores que serão plantadas foram especificadas.
    Espero que não sejam espécies exóticas.
    Temos uma das maiores variedades de árvores nativas do planeta, seria de muito “mau e mal” gosto não usá-las.
    Vera

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *