Florianópolis em números: DC lança infográfico sobre segurança, mobilidade e planejamento
09/12/2011
Rota da Aéropostale em Florianópolis pode se tornar patrimônio da humanidade
12/12/2011

Veleiro Manos Champ bate o recorde da Regata Volta à Ilha de Santa Catarina

Exatamente 8h43min10seg de regata e o veleiro Manos Champ, comandado por Avelino Alvarez é o novo recordista da Regata Volta à Ilha de Santa Catarina, superando a antiga marca estabelecida pelo Catuana Kim em 2003 em 30 minutos, e acumulando o Troféu Prof. Martins para o primeiro barco que cruza a linha de chegada e o Troféu Comodoros como recordista da prova.

“É uma alegria muito grande, o recorde é resultado de uma tripulação que velejou muito bem durante todo percurso. Tivemos velas rasgadas na Baía Sul e ficamos na segunda posição. Só superamos o Catuana na altura da Praia da Joaquina, mas, no final, quando entramos na Baía Norte em primeiro lugar, foi uma festa muito grande, o crédito é de toda tripulação que tocou o barco”, diz Alvarez.

O vento sul, que soprou o dia inteiro em torno de 13 nós (cerca de 20 km/h), ajudou a acelerar a flotilha, e o Catuana Kim, de Paulo Cocchi detentor do antigo recorde de 9h13min, foi o segundo barco a cruzar a linha de chegada com pouco mais de 4 minutos de diferença. “Eles velejaram muito e merecem essa comemoração. Não fico triste com a perda do recorde, isso só nos incentiva a velejar melhor e buscar a marca outra vez”, avalia Cocchi.

A tripulação recordista foi formada pelo comandante Avelino Alvarez e os velejadores Marcelo Gusmão Reitz, Guilherme Rupp, Paulo Linhares Neto, Paulo Linhares Filho, Alexandre Niderauer, Wagner Bernardino, Piero Furlan, Osmar Silva (o Maresia) e Renan Richter.

Ao todo 33 barcos disputaram a Regata Volta à Ilha e apenas seis deles desistiram desta competição que encerrou a temporada oceânica catarinense de 2011 e também valeu pontos para a oitava etapa da Copa Veleiros de Oceano, organizada pelo Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha (ICSC). Na Regata Ilha do Largo / Ilha de Ratones, foram quatro veleiros inscritos, apenas uma desistência e vitória para o Neon II, de Maurity Borges Júnior, seguido pelo Cresta, de Sérgio Seviliano, e o Banzai em terceiro lugar.

A Classificação final da Regata Volta à Ilha ficou assim:

ORC-Club:
1º – Manos Champ
2º – Katana Energia
3º – Catuana Kim

RGS A:
1º – Feitiço
2º – Revanche
3º – Mano’s 3

RGS B
1º – Açores II
2º – Nemo
3º – Vendaval V

RGS Geral:
1º – Feitiço
2º – Revanche
3º – Mano’s 3

RGS Cruzeiro:
1º – Catu
2º – Longitude
3º – Klymnp

Visitantes:
1º – Aurora

(Revista Náutica, 12/12/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

1 Comentário

  1. Beaco Vieira disse:

    Parabéns aos participantes da regata, e em especial a tripulação do Campeão Manos Champs. Como afirma o vitorioso velejador Marcelo Gusmão, a Capital da Vela e’ Floripa. Bons ventos a todos. Abs. Beaco Vieira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *