Policiais civis recusam Operação Veraneio
06/12/2011
Empresas do projeto de inovação de Florianópolis visitam a Câmara
06/12/2011

Sul do Brasil unido para discutir corrupção

Os Ministérios Públicos e os Governos dos três Estados do Sul do Brasil abrirão na sexta-feira (09/12), em Florianópolis, as atividades do Dia Internacional Contra a Corrupção. Eles participarão do primeiro painel do dia no evento dedicado a refletir sobre as consequências da corrupção para o Brasil. O evento é organizado pelo Ministério Público de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul e conta com apoio de mais de 20 parceiros. A moblização será aberto ao público e transmitida ao vivo pela tevê Assembléia Lesgilativa (TVAL).

O evento faz parte da campanha “O que você tem a ver com a corrupção?” e será realizado no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), a partir das 9h30min. Serão quatro painéis, discutindo o papel dos Poderes e das Instituições, da sociedade civil, da mídia, da cultura e dos esportes no combate à corrupção. No decorrer do evento será apresentada ainda a Carta de Florianópolis, o Projeto Pedagógico da Campanha e serão realizadas atividades artísticas e culturais.

Para o primeiro painel ” “Ficha Limpa, Voto Secreto, Reforma Política e a cultura da Corrupção: Os Poderes e as Instituições” , que será mediado pela pela jornalista Zileide Silva, da Rede Globo, irão participar as Procuradorias-Gerais de Justiça e os Governos de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná e a Assembléia Legislativa de Santa Catarina, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina e a Ordem dos Advogados do Brasil em Santa Catarina.

As autoridades participantes do painel receberão, ainda, a “Carta Floripa”, documento proposto na etapa catarinense da 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social. A Carta traz as propostas da sociedade priorizadas durante o encontro. As atividades da manhã serão encerradas com a apresentação da nova etapa do projeto pedagógico da Campanha “O que você tema ver com a corrupção?”.

Lei da Ficha Limpa

A partir das 14 horas o evento têm continuidade com mais três painéis de debates, todos conduzidos pelo jornalista Mário Motta, do Grupo RBS. No primeiro deles o tema será “O papel da sociedade civil na política”, com a participação do Juiz de Direito Marlon Reis (MA), um dos responsáveis pela criação da Lei da Ficha Limpa; e representantes da OAB-SC, do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, e do Paraná; eda Ouvidoria da Controladoria-Geral da União.

O segundo painel inicia às 15h30min, com o tema o “O papel da mídia no combate à corrupção” e terá como debatedores os jornalistas Roberto Azevedo (Grupo RBS), Paulo Alceu (Grupo RIC/Record), Vânio Bossle (TVBV), Karlos Kolbach (Gazeta do Povo-PR) e James Alberti (RPC TV).

“O que o Esporte e a Cultura têm a ver com a corrupção?” será o tema do último painel do evento. Dele participarão Alberto Bial, Teco Padaratz, J.B.Teles (ACESC), Sandro Adriano da Costa (Gazu) e Adauto Luiz Charnesky (Banda Dazaranha), João Nilson Zunino (Avaí Futebol Clube), e Chico Lins (Figueirense Futebol Clube).

Finalizado o último painel, terá início a apresentação da Banda Tatuíras do Mangue, com a participação de convidados especiais. Nos intervalos dos painéis haverá, ainda, apresentação de peças teatrais com a temática da corrupção pelo Grupo Teatral ESAG EnCena.

Após o encerramento oficial do evento, às 18h30min, haverá uma manifestação popular nas ruas, com uma passeata em torno da Praça XV de Novembro, retornando até a escadaria da Catedral Metropolitana de Florianópolis.

(Portal MPSC, 06/12/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *