MS libera verba para obras de reforma em Centros de Saúde da capital
06/12/2011
Florianópolis tem a terceira cesta básica mais cara do país
06/12/2011

Secretário adverte sobre risco de caos na saúde da Capital

Por Moacir Pereira (DC, 06/12/2011)

Secretário da Saúde de Florianópolis, médico João José Cândido da Silva, denuncia que o SUS poderá entrar em colapso no próximo ano na Capital em função de decisão eleitoreira da Câmara Municipal. Projeto indispensável ao funcionamento das atividades o SUS permanece engavetado na Procuradoria do legislativo há tres meses. Leia a íntegra do alerta:

“Caro amigo e Jornalista Moacir Pereira,

Por motivação meramente eleitoreira a Câmara de Vereadores de Florianópolis será já a partir dos primeiros meses de 2012 a causadora de um verdadeiro caos no Sistema Único de Saúde do município, com falta de profissionais em prejuízo à população. Há mais de três meses, desde 23 de agosto último, está parado na Procuradoria daquela casa o Projeto de Lei 14.595 do Executivo que amplia o quadro de vagas, para contratação através de concurso público, na Secretaria da Saúde da capital. Se não for votado e aprovado até o dia 15 deste mês, inicio do recesso parlamentar, entrará em pauta só no próximo ano.

O problema é que em virtude do Calendário Eleitoral e da Lei de Responsabilidade Fiscal será impossível por conta dos prazos realizar um concurso público em 2012 se a aprovação do PL ocorrer só naquele ano.

Os avanços

Moacir, nestes últimos cinco anos a Secretaria da Saúde de Florianópolis assumiu uma série de serviços que antes eram prestados pelo Estado. Exemplo disto são as consultas e exames especializados, que antes contavam com uma fila de espera com dezenas de milhares de pessoas, e as Unidades de Pronto Atendimento 24 horas que vieram para desafogar as emergências dos hospitais.

Além disso, o número de Equipes de Saúde da Família passou de apenas 49 para 102 colocando nossa cidade em posição destacada no cenário nacional. Há cinco anos apenas 40 por cento dos servidores da Secretaria da Saúde de Florianópolis eram efetivos. Hoje este percentual é de 85 por cento.

Apesar destes avanços muito ainda resta a ser feito e continuará sendo. Mas, para isso é preciso ampliar já a partir dos primeiros meses de 2012 o número de profissionais contratados através de concurso público. É isso ou vão faltar médicos, dentistas, enfermeiros e outros servidores para atender à população. O SUS se faz com gente atendendo gente, e não apenas com obras e tecnologia.

Este mesmo alerta já foi feito através de ofício a todos os vereadores, ao Ministério Público e às três varas da Fazenda do Fórum da capital. Hoje apelo a você e a sua coluna na esperança de sensibilizar a maioria da Câmara Municipal. A população de Florianópolis não merece pagar pelos interesses eleitoreiros de meia dúzia de políticos inescrupulosos.

Um abraço
João José Candido da Silva
Secretário Municipal da Saúde
Prefeitura de Florianópolis.”

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *