Lagoa da Conceição com algas podres, dunas aquáticas, lixo e esgoto em suas águas precisa um SOS
20/12/2011
Canal da Barra da Lagoa, a artéria da vida
20/12/2011

Obras podem salvar a lagoa em Florianópolis

A Casan (Companhia Catarinense de Água e Saneamento) admite a gravidade da situação sanitária da Lagoa da Conceição, mas diz que está fazendo a parte dela. A previsão de investimentos para ampliação do sistema de tratamento de esgotos na comunidade é de R$ 18,6 milhões, recursos que integram montante superior a R$ 300 milhões, financiados junto a Jica (Agência de Cooperação Japonesa) .
O dinheiro já está garantido, segundo Carlos Alberto Coutinho, superintendente de Operações da Casan. “Falta apenas definir a contratação da empresa de consultoria, que vai fiscalizar a execução do projeto”, afirma. Apesar dos percalços burocráticos, o início da obra está prevista para dezembro de 2012, beneficiando moradores do entorno da lagoa: beco dos Surfistas, Porto e Canto da Lagoa. Canto dos Araçás e conclusão do sistema na Barra da Lagoa.
A conclusão, de acordo com os cálculos da Casan, é de dois anos, ou seja, em 2014, quando a expectativa é atender com saneamento básico pelo menos 90% da população das comunidades que integram a bacia. Atualmente, de acordo, com as planilhas de Coutinho, 2.237 imóveis na Lagoa da Conceição têm sistema de esgoto sanitário conectado á rede da Casan, o que representa 65% da população. Somada às ramificações da rede às comunidades vizinhas, a cobertura da Casan chega a 3.697 unidades, “o que representa um índice aceitável”, segundo Coutinho.
O descaso de parte significativa da população é apontado pela Casan como um dos agravantes da poluição das águas da lagoa por dejetos humanos. Segundo ele, muitos moradores e comerciantes o sistema da Casan e despejam seus esgotos na rede pluvial. “Ainda falta consciência comunitária e estrutura à Vigilância Sanitária municipal, que deveria fiscalizar as ligações irregulares e punir os poluidores”, observa Coutinho.
Saneamento
Lagoa da Conceição
Construída nas dunas da Joaquina, opera pelo sistema de aeração prolongada por valos de oxidação e tem capacidade para tratar vazão média diária de 50 litros por segundo – o que corresponde a 21.000 habitantes.
Comunidades atendidas: Lagoa da Conceição, Dunas da Lagoa, Retiro, Canto da Lagoa
População atendida: 7.932
Ligações prediais: 2.003
Economia: 3.259
Extensão da rede coletora: 25.524 m
Estações elevatórias: nove
Emissários: nove
Destino final: infiltração no solo (dunas)
Barra da Lagoa
Localizada no Parque Estadual do Rio Vermelho, opera com reator UASB e lodos ativados, com vazão média diária de 35 litros por segundo – correspondente a 15.120 habitantes. Hoje, atende a 3.526 moradores, ou seja 23% da capacidade total.
População atendida: 3.526
Ligações prediais: 1.190
Economia: 1.821
Extensão da rede coletora: 21.164 m
Estações elevatórias: cinco
Emissários: cinco
Destino final: infiltração no solo (Parque do rio Vermelho)
(Por Edson Rosa, ND, 19/12/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *