Horário especial de Natal facilita as compras no comércio de Florianópolis
14/12/2011
Radares fixos voltam a operar nas principais ruas de Florianópolis em janeiro de 2012
14/12/2011

Natal estimula compra de eletrônicos, mas o que fazer com os equipamentos usados?

Natal e fim de ano. Chegou a época em que todos se preparam para presentear amigos e parentes. Para os lojistas, é a época de maior faturamento do ano. Para o Natal de 2011, entre os itens de maior interesse, estão os tablets e smartphones. De acordo com pesquisa recente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), o setor de eletrônicos será procurado por 19,4% dos consumidores de Santa Catarina em dezembro.

Se a tendência é consumir tecnologia, então o que fazer com os produtos que serão descartados? A catarinense IlhaService, fabricante de PCs, trabalha alinhada com o conceito de logística reversa e permite também que seus clientes possam descartar na empresa os produtos eletrônicos antigos.

Além disso, a loja da empresa é ponto de descarte para qualquer tipo de eletrônico, que são encaminhados para programas sociais. “Essa prática sustentável faz com que o produto usado retorne para o ciclo produtivo e seja encaminhado a entidades que reformam os equipamentos descartados. Contamos com a participação dos clientes, que são fundamentais para que essa prática siga adiante”, explica o diretor presidente, Alcides De Brida.

A Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) incentiva a conscientização entre as empresas de dar a destinação correta aos equipamentos eletrônicos. “Como entidade representativa de um dos setores que mais cresce, a ACATE tem a preocupação que seus colaboradores, ao comprarem máquinas e equipamentos eletrônicos novos, entreguem os usados a instituições responsáveis. Temos, inclusive, um posto de coleta em nosso prédio”, disse o presidente da ACATE, Rui Luiz Gonçalves.

Ambas as iniciativas – da IlhaService e da ACATE – se dão em parceria com o Comitê para Democratização da Informática de Santa Catarina (CDI-SC). O CDI recebe doações de equipamentos de informática como computadores, monitores, celulares e qualquer componente eletrônico (placa, cabos, modems, etc), por meio do programa de Reciclagem Tecnológica (ReciclaTec), criado em 2010. “Depois de reformados, todos os equipamentos em boas condições de uso são encaminhados às comunidades que participam dos projetos de liderados pelo CDI-SC e usados em aulas de informática gratuitas à população”, completa Heitor Blum S. Thiago.

Serviço

Onde são os pontos de coleta?
IlhaService: Rua Sete de Setembro, 14 – Kobrasol. São José/SC. (48) 3203-7100.
ACATE: Rua Lauro Linhares, 589 – Trindade. Florianópolis/SC. (48) 2107 2715.
CDI: Mais informações sobre outros pontos de coleta na região acesse o site ou ligue (48) 3322-2020

(Dialleto, 12/12/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *