SC e os objetivos de desenvolvimento do milênio
13/12/2011
Sem mau cheiro
13/12/2011

Mutirão de limpeza na Lagoinha do Leste aconteceu no último sábado

A disponibilidade de 15 voluntários e o tempo bom contribuíram para que no último sábado (10/12), fosse realizado o mutirão de limpeza na Lagoinha do Leste. Classificado como perfeito pela Educadora Ambiental do Departamento de Educação Ambiental, Sayonara de Castilhos Amaral, o grupo contou com o DEPEA, Coletivo UC da Ilha, NEAmb e grupo de jovens.

Os voluntários chegaram à praia pela Trilha do Pântano do Sul, e foram divididos em dois grupos para o recolhimento do lixo rente a praia e próximo a mata. O que causou admiração pelo grupo foi o recolhimento de 13 sacos de lixo de 100 litros, muito menos do que era esperado, cerca de 30 sacos. “Estava mais limpa do que esperávamos”, comenta Sayonara.

A área não possui coleta seletiva, dependendo destes mutirões para recolhimento de resíduos deixados por visitantes. No local, onde acampamentos são bastante frequentes, foram recolhidos muitos resíduos de vidro, principalmente garrafas de bebidas alcoólicas. A decomposição do vidro pela natureza é desconhecida, ou indeterminada, sendo que se pode reciclá-lo.

O grupo fez a educação ambiental com um acampamento com bastante resíduo espalhado, trilheiros, e bastante turistas, inclusive estrangeiros, que visitavam a área. “A limpeza da área foi muito importante para a Educação Ambiental. Percebemos bastante micro lixos na areia, como tampinha de garrafas e canudinhos”, comenta Neusa Rodrigues, Educadora Ambiental do DEPEA.

“As pessoas levam em suas mochilas 10 quilos e não conseguem trazer 500 gramas de volta”, lamenta Sayonara.

(DeOlhoNaIlha, 13/12/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *