Reunião ampliada discute abertura da Beira-Mar do Continente
12/12/2011
Sujeira em frente ao bar mais badalado de Jurerê Internacional irrita moradores
12/12/2011

FATMA divulga primeiro Relatório de Balneabilidade do verão 2011/2012

A Fundação do Meio Ambiente – FATMA divulgou nesta sexta-feira (09/12) o Relatório de Balneabilidade nº 01 da Temporada de Verão 2011/2012, com a situação dos 195 pontos amostrados nos mais de 500 quilômetros do litoral catarinense. Desde o início do mês passado as coletas passaram a ser feitas semanalmente nos pontos monitorados pelos técnicos da Fundação.

O relatório aponta que 42 pontos estão impróprios ao banho dos 195 pontos monitorados no Estado, com uma impropriedade da ordem de 21,53%. Em Florianópolis os resultados apontam que são 21 os pontos impróprios ao banho dos 65 pontos monitorados pelos técnicos, o equivalente a 32,30% do total.

O presidente da Fundação, Murilo Flores, destacou que uma constatação positiva do primeiro relatório da temporada é que os cinco pontos monitorados no balneário dos Ingleses e os seis de Canasvieiras, ambos no Norte da Ilha, em Florianópolis, se apresentaram como próprios para o banho de mar.

Em relação ao relatório da semana passada houve a redução de dois pontos com impropriedade no Estado e a Capital passou a ter um ponto impróprio a mais em relação aos monitorados pelo órgão ambiental.

Murilo Flores disse que ao longo do ano a FATMA solicitou informações a 28 prefeituras de municípios litorâneos com problemas de impropriedade sobre as medidas que estão sendo adotadas para resolver a questão do tratamento de esgotos sanitários domésticos.

Segundo o presidente da Fundação do Meio Ambiente, pelo menos 14 municípios estão com obras de saneamento em fase de execução ou de licenciamento ambiental. A perspectiva é que nos municípios em que as obras estiverem concluídas, os efeitos benéficos na balneabilidade do litoral serão sentidos ainda durante o verão.

O programa de monitoramento da balneabilidade feito pela FATMA

De acordo com o gerente de Pesquisa e Análise da Qualidade Ambiental de FATMA, Haroldo Tavares Elias, os turistas que frequentam as praias do litoral de Santa Catarina contam com uma vantagem que poucos Estados no Brasil oferecem. Além da diversidade de suas paisagens – que misturam baías, enseadas, costões e muitas ilhas e da exuberante beleza natural, o Estado garante a seus frequentadores um serviço de utilidade pública essencial no verão: o monitoramento da qualidade da água do mar para o banho humano.

O programa de Balneabilidade é um trabalho realizado sistematicamente pela FATMA desde 1976, seguindo as normas da Resolução CONAMA 274/2000 (Conselho Nacional do Meio Ambiente), e determinada a partir da quantidade de bactérias do grupo coliforme presentes na água nos dias de maior afluência do público. São coletadas amostras da água do mar em 195 pontos dos 500 quilômetros da costa catarinense. A FATMA seleciona esses pontos de tal forma que todo o litoral seja avaliado, concentrando as coletas justamente nos locais mais suscetíveis de poluição – os de maior afluxo de banhistas.

A Balneabilidade analisa as águas de cada balneário e determina se estão Próprias ou Impróprias para o banho. Isto é, se estão contaminadas ou não por esgotos domésticos. A existência de esgoto é verificada através da contagem da bactéria Escherichia coli (E.c) presente nas fezes de animais de sangue quente, que podem colocar em risco a saúde dos turistas e da população local.

A partir dos resultados das análises microbiológicas de coliformes fecais das cinco semanas consecutivas, são emitidos resultados na forma de boletins semanais. O monitoramento da balneabilidade é realizado nos meses de verão semanalmente, período de maior procura dos corpos d´água para banho e recreação e mensalmente nos meses de menor procura dos corpos d’água para banho e recreação.

O aumento populacional e as chuvas intensas influenciam negativamente na qualidade das águas, pois incrementam o lançamento direto ou indireto de esgotos. Cabe concluir quanto à necessidade de se realizar um maior trabalho de conscientização da população, para que esta utilize melhor as informações, como por exemplo, evitar o uso de praias suscetíveis à contaminação imediatamente após fortes chuvas, evitar a frequência em praias próximas aos pontos de línguas negras e, até mesmo, as próximas aos pontos de drenagem das galerias de águas pluviais.

O relatório completo está disponível para download clicando aqui.

(Fatma, 09/12/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *