Custo de Vida de Florianópolis sobe 0,69% em novembro
07/12/2011
Elevado Rita Maria é inaugurado nesta quarta-feira em Florianópolis
07/12/2011

Elevado vai aliviar um pouco a imobilidade

Por Carlos Damião (ND, 07/12/2011)

Tecnicamente, não é possível prever o quanto o elevado Carl Hoepcke aliviará o trânsito em Florianópolis. Mas o secretário de Obras da prefeitura, Luiz Américo Medeiros, estima que o equipamento pode melhorar o fluxo em até 50%. Se isso for verdadeiro, é óbvio que só temos motivos para comemorar. Afinal, aquele entroncamento do Terminal Rodoviário Rita Maria sempre foi um dos pontos mais críticos para o tráfego de veículos na capital catarinense.

E, se o elevado não pode resolver o problema geral da mobilidade, é pelo menos mais equipamento para auxiliar nosso sistema viário, falido e quase impossível de ser administrado, como mostram as filas que se formam todos os dias, nos acessos às pontes Pedro Ivo Campos e Colombo Salles, nas avenidas centrais e em bairros como Rio Tavares ou Pantanal.

Comunicação

Os críticos em geral observam que falta a Florianópolis um sistema planejado – em que equipamentos urbanos se comunicam – para resolver o problema da mobilidade urbana. E ressalvam: não há como mexer no traçado das ruas centrais, com seus “leitos carroçáveis”, como definia o Código de Postura. Ruas, como o próprio nome dito, implantadas para o tráfego de carroças, nos séculos 18 e 19.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *