Funcine promove em dezembro três oficinas de cinema gratuitas
13/12/2011
SC e os objetivos de desenvolvimento do milênio
13/12/2011

Concerto da Orquestra Escola reunirá 200 músicos no Palácio Cruz e Sousa

Os jardins do Palácio Cruz e Sousa transformam-se nesta terça-feira (13/12), às 18h, em palco ao ar livre para um concerto com alunos do projeto Orquestra Escola, da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC). A apresentação pública e gratuita vai contar com cerca de 200 músicos de diferentes faixas etárias e níveis de aprendizado, reunindo desde crianças de 3 anos a adultos como José Costa, que nesta semana completa 81 anos.

Sob a regência do maestro Carlos Alberto Angioletti Vieira, os alunos vão mostrar o que aprenderam ao longo do ano nas oficinas de música ministradas no projeto. O repertório inclui composições folclóricas e obras de Mozart, Beethoven, Merle Isaac, entre outros compositores. Também será apresentado o “Rancho de Amor à Ilha”, hino oficial de Florianópolis, de autoria do poeta Claudio Alvim Barbosa.

As oficinas da Orquestra Escola são realizadas no Forte Santa Bárbara, junto à sede administrativa da Fundação Franklin Cascaes, abrangendo cerca de 150 alunos. O projeto conta ainda com um núcleo funcionando no Centro Cultural do Balneário dos Açores, no Pântano do Sul, onde são atendidas mais 50 crianças de 5 a 12 anos residentes na comunidade e região.

Afinada com a cidadania

Com o patrocínio da Tractebel Energia S.A., por intermédio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura (MinC), o projeto Orquestra Escola iniciou as atividades em novembro de 2006. Contando com apoio da Associação Cultural Vieira, a iniciativa abrange todas as faixas etárias, com aulas em diferentes modalidades e, para quem não possui instrumento musical, o material é cedido sem custo durante o processo de aprendizado.

Realizado gratuitamente, o projeto contempla o ensino programado da música utilizando metodologias e técnicas especiais, aplicadas em aulas coletivas com pequenos e grandes grupos, estudos individuais orientados, ensaios de naipes e de orquestra, apresentações didáticas e concertos públicos. Também são realizados viagens e intercâmbios culturais dentro e fora do município, inclusive com outros países da América do Sul, como o Chile.

Além de revelar talentos e desenvolver habilidades, a Orquestra Escola promove a inclusão social de crianças e jovens estudantes de diversas comunidades, contribuindo para a plena cidadania. Desperta também a sensibilidade dos participantes, ajudando a ampliar o gosto musical. Vários jovens que passaram pelo projeto – ou que ainda participam dele – estão agora ingressando na universidade, na área de música.

Em pouco tempo de funcionamento, os resultados são animadores, com vários integrantes aptos a seguir na carreira musical. Os estudantes que conseguem atingir uma melhor preparação ingressam na Orquestra Sinfônica Juvenil e, posteriormente, na própria Orquestra Sinfônica de Florianópolis. Outros são aproveitados como monitores das turmas ou professores, podendo também seguir carreira profissional na área.

Atualmente, o projeto Orquestra Escola acolhe cerca de 200 alunos, contando com apoio técnico de 15 professores em diferentes instrumentos. Desde que teve início, já realizou mais de 150 apresentações públicas e atendeu quase 600 crianças, adolescentes e adultos nas oficinas gratuitas de música.

Serviço

O quê: Concerto do projeto Orquestra Escola

(Encerramento das atividades / 2011)

Quando: terça-feira (13/12) – 18h

Onde: Jardins do Palácio Cruz e Sousa

Praça 15 de Novembro – Centro

Quanto: gratuito

(Fundação Franklin Cascaes, 12/12/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *