Fórum sobre mobilidade urbana em Santa Catarina é aberto ao público
22/11/2011
Combate ao câncer infantojuvenil leva voluntárias às ruas de Florianópolis
23/11/2011

Representantes de Santa Catarina vão a Brasília buscar soluções para a mobilidade de Florianópolis

Representantes de Santa Catarina estarão em Brasília para buscar soluções à truncada mobilidade urbana da Grande Florianópolis. Dois assuntos serão debatidos: a chamada rodoanel de Florianópolis e o sistema viário da quarta ponte.
Nesta terça-feira, uma comitiva de prefeitos, empresários e o Fórum Parlamentar Catarinense se encontrarão com diretores da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para cobrar o contorno viário da BR-101 entre Biguaçu e Palhoça.
O objetivo é deslocar o tráfego pesado e de longas distâncias da área urbana da região. A reclamação é sobre a mudança do traçado, que seria entre os kms 175, em Biguaçu, e 222, em Palhoça, mas foi reduzido para os kms 196,1 e 220.
A munição dos prefeitos para exigir o antigo projeto será o acórdão do Tribunal de Contas da União (TCU), que questiona a alteração e aponta perdas em relação à segurança, economia e conforto dos usuários, além de não atender as necessidades atuais e futuras da Grande Florianópolis.
O sistema viário da quarta ponte, que prevê ligar uma nova travessia na Beira-Mar Norte a Biguaçu, será tratado na quarta-feira. O governador, Raimundo Colombo, e o secretário de Estado de Infraestrutura, Valdir Cobalchini, vão pedir a ministra Miriam Belchior que agilize a autorização da cessão da área de marinha ao Estado.
A ideia do governo é permutar um terço do terreno de 3 milhões de metros quadrados — a ser aterrado — com a iniciativa privada em troca da construção do projeto. Colombo e Cobalchini querem o apoio de Miriam para articular junto à Superintendência do Patrimônio da União (SPU), ligada ao ministério.
Isso porque a superintendente do órgão em Santa Catarina, Isolde Spíndola, já demonstrou que não seria tarefa fácil para o Estado conseguir a liberação. O governo tenta, inclusive, contar com a presença da ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, na audiência.
(DC, 22/11/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *