Maratona Cultural de Florianópolis terá mais de 200 atrações gratuitas
14/11/2011
Trabalhadores responsáveis pela coleta de lixo em Florianópolis ameaçam entrar em greve
14/11/2011

Prefeito e Ministro da Ciência e Tecnologia analisam projetos para Florianópolis

O Ministro Aloizio Mercadante conheceu as propostas da administração municipal para o desenvolvimento econômico e tecnológico da cidade

Em reunião na tarde desta sexta-feira, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, e o Prefeito Dário Berger conversaram sobre aplicação de recursos do Ministério em projetos de modernização e infraestrutura tecnológica para Florianópolis.

Durante a reunião, o Prefeito e o Secretário Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável, Carlos Roberto De Rolt, apresentaram ao Ministro as propostas da administração municipal para o desenvolvimento econômico e tecnológico da cidade.

O Prefeito Dário Berger destacou ao Ministro a importância da indústria do conhecimento e da inovação para a cidade. “O setor tecnológico é um dos principais vetores de desenvolvimento de Florianópolis e é, ao mesmo tempo, uma indústria limpa, silenciosa e que precisa de pouco para crescer ainda mais. Com o apoio e parceria do governo federal, queremos transformar a nossa cidade efetivamente na Capital da Inovação, tornando-a um farol do potencial inovador do Brasil para todo o mundo”, afirmou o Prefeito.

O Ministro Mercadante ressaltou a história de referência do polo tecnológico da Capital catarinense. “Florianópolis já é reconhecida como uma referência no cenário inovador brasileiro. A cidade é o berço de um dos mais antigos parques tecnológicos e de uma das primeiras incubadoras do país, possui uma academia competente, instituições de referência e empresas inovadoras. O Ministério quer ser parceiro para desenvolver ainda mais a cidade”, disse o Ministro.

Durante o encontro, o Secretário De Rolt apresentou o Projeto de Lei Municipal de Inovação de Florianópolis. O Secretário destacou que o Projeto de Lei, que tramita na Câmara de Vereadores, é considerado uma proposta inovadora frente aos demais instrumentos de incentivo ao desenvolvimento econômico e tecnológico. “Nosso projeto propõe uma nova forma de atuação do município como agente de apoio à inovação e por isso gostaríamos que o Ministério conhecesse essa proposta e contribuísse para essa visão para, quem sabe, outros municípios adotem essa iniciativa”, avaliou o Secretário.

O Ministro elogiou o Projeto de Lei Municipal de Inovação de Florianópolis e destacou a sua importância. “A proposta de Lei apresenta uma estrutura inovadora. É um projeto fantástico que, com certeza, vai se espalhar como fogo em palha. Acredito que muitos outros municípios vão seguir essa proposta”, disse o Ministro.

Outro projeto apresentado pela Prefeitura ao Ministro foi o de Cidade Digital, que propõe a implantação de uma infraestrutura de rede digital para atender toda a cidade, interligando as unidades da Prefeitura de Florianópolis e oferecendo internet sem fio com acesso gratuíto para a população. Também foram apresentadas as propostas para a implantação de telecentros de inclusão digital e de uma programação de divulgação científica e tecnológica.

Fundação Certi
A reunião com o Ministro foi realizada na sede da Fundação Certi. Após as apresentações dos projetos desenvolvidos pela entidade, o Ministro conheceu alguns laboratórios e produtos criados pela instituição.

(DeOlhoNaIlha, 14/11/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *