Elevado Rita Maria: obra segue em ritmo acelerado
16/11/2011
Seminário Catarinense de Núcleos de Inovação Tecnológica termina hoje em Florianópolis
17/11/2011

Quatro obras devem melhorar a vida dos turistas que vêm de carro ao Estado: duplicação do último trecho da SC-401, terceira faixa da SC-405, Túnel do Morro Agudo na BR-101 e Elevado Rita Maria. Todas as obras estão previstas para serem concluídas em dezembro. E, claro, moradores de Santa Catarina também ganharão com elas
Se as promessas forem cumpridas, a temporada deve começar com quatro grandes obras rodoviárias prontas na Grande Florianópolis.
A expectativa é que turistas e moradores possam circular melhor no verão, quando o fluxo de carro em pontos como a SC-401, no Norte da Ilha de Santa Catarina, passa de 42 mil para 60 mil veículos por dia. As inaugurações das obras devem ocorrer entre 15 e 23 de dezembro.
A primeira obra prevista para ser entregue é a terceira faixa da SC-405, entre o Elevado da Seta e o Trevo do Rio Tavares. Mas as sinaleiras ainda estão sem data prevista para serem instaladas. Os equipamentos farão a troca de sentido de uma das pistas.
De acordo com o presidente do Departamento de Infraestrutura, Paulo Meller, somente na próxima semana a empresa fornecedora informará a data de entrega dos cinco semáforos.
– A aquisição das sinaleiras foram feitas fora do contrato com a Sulcatarinense – responsável pela obra. Enquanto não estiver em funcionamento, a nova faixa ficará no sentido Bairro-Centro. Depois da instalação, a pista do meio ficará nessa direção entre as 6h e 15h e atenderá o sentido Centro-Bairro das 15h às 18h – descreve Meller.
A SC-401 tem data de inauguração marcada para 16 de dezembro. Terá, inclusive, um evento que prevê a presença do governador Raimundo Colombo, a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, e o ministro do Turismo, Gastão Vieira.
Entrada da Ilha deve ser mais tranquila
Na entrada da Ilha de Santa Catarina, outra obra ficará pronta em 23 de dezembro, dia em que a prefeitura deve lançar a abertura do verão na Capital: o Elevado Rita Maria, que ligará o tráfego da Ponte Pedro Ivo Campos à Beira-Mar Norte.
A previsão inicial era liberar a passagem este ano e fazer os acabamentos, urbanização e as calçadas, no ano que vem, afinal o contrato vence em julho de 2012.
Mas o secretário de Obras, Luiz Américo Medeiros, já fala em entregar a obra completa antes mesmo do Natal.
– O andamento está indo muito bem. Devemos atingir a meta de entregar tudo até o dia 23 – acredita Medeiros.
Na duplicação da BR-101 Sul, finalmente o Túnel do Morro Agudo, em Paulo Lopes, está para ser entregue até 20 de dezembro. A primeira previsão era de que ele estaria concluído em maio deste ano. Entre as justificativas apresentadas para as prorrogações estão a necessidade de fazer um desvio no curso da água na saída sul do túnel, mudanças de projeto e, até, a redução de ritmo de trabalho em momentos críticos da obra para garantir a segurança dos trabalhadores e motoristas.
A falta de produtos, como cimento, foi uma das alegações dadas pela empreiteira da obra, a Ivaí, ao Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit). A obra conta com duas pistas, um acostamento e passarela. Servirá a pista norte-sul da rodovia.
(Por Roberta Kremer, DC, 16/11/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *