Mobilidade: mudar o paradigma e priorizar o homem
22/11/2011
Representantes de Santa Catarina vão a Brasília buscar soluções para a mobilidade de Florianópolis
22/11/2011

Fórum sobre mobilidade urbana em Santa Catarina é aberto ao público

O Grupo RBS, por meio dos jornais Diário Catarinense, A Notícia e Jornal de Santa Catarina, em parceria com o Instituto Mapa, promove nesta terça-feira o 1º Fórum de Indicadores de Mobilidade Urbana em Santa Catarina. O evento é aberto ao público, tem entrada gratuita e será na Assembleia Legislativa do Estado, das 15h às 18h.
O objetivo do encontro é apresentar uma pesquisa inédita que diagnosticou os melhores e os piores cenários da mobilidade urbana nas 10 cidades mais populosas de Santa Catarina. Os resultados estarão num caderno especial encartado na edição de quarta-feira dos três jornais.
Os 4.060 entrevistados avaliaram o transporte coletivo, serviços de táxi, trânsito e mobilidade. Além de representantes do Instituto e do Grupo RBS, estarão presentes autoridades e especialistas para mostrar um panorama da situação, discutir sobre o tema e sugerir soluções.
A pesquisa foi realizada de 6 a 28 de agosto e faz parte do projeto IMU – dicadores de Mobilidade Urbana, do Grupo RBS, em parceria com o Instituto Mapa. Foram analisadas as dez mais populosas cidades do Estado: Joinville, Florianópolis, Blumenau, São José, Criciúma, Itajaí, Chapecó, Lages, Jaraguá do Sul e Palhoça.
O estudo trabalha com dados como número de veículos por domicílio, uso dos meios de transporte, problemas e ocorrências relacionadas ao congestionamento, acidentes, análise das atuais condições de mobilidade nas áreas centrais e ranking dos serviços de táxi, ônibus urbanos, entre muitos outros indicadores e informações. Aspectos como uso de bicicleta, oferta de estacionamento, qualidade das ruas e da sinalização também se somaram no ranking, que dá notas de zero a 10 para a mobilidade nas dez cidades.
Uma das constatações que ficam claras na pesquisa é que o transporte coletivo seria mais usado pela população se houvesse condições como corredores exclusivos.
Serviço
Quando: terça-feira, 22 de novembro, às 15h
Onde: Assembleia Legislativa
Ingresso: gratuito e aberto ao público
(DC, 21/11/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *