Marinas
25/11/2011
Convention Bureau de Florianópolis destaca Embaixadores
25/11/2011

FATMA firma parceria com espanhóis na área de resíduos sólidos

A Fundação do Meio Ambiente – FATMA – firmou nesta quinta-feira (24/11) contrato com a Embaixada da Espanha para execução de serviços de consultoria na área ambiental em Santa Catarina com foco na atividade de reciclagem. Com recursos a fundo perdido oferecidos pelo governo espanhol, a empresa de consultoria IDP Engenharia e Arquitetura, com sede no município de Sabadell, na Catalunha, será a responsável pela elaboração de um Plano Diretor de gestão e tratamento de resíduos sólidos no Estado.
O contrato foi assinado pelo presidente da FATMA, Murilo Flores, o conselheiro Econômico e Comercial da Embaixada da Espanha em Brasília, José Manuel Rodríguez de Castro e o diretor da IDP, Enric Blasco Gómez. O acordo de cooperação com o Governo da Espanha, que resultou na assinatura do contrato nesta quinta-feira, foi fechado em Madri no dia 24 de maio com a participação do secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Paulo Bornhausen e do presidente da FATMA, que ressaltou a prioridade do governador Raimundo Colombo em projetos de inovação com vistas à nova economia.
De acordo com Murilo Flores, objetivo é mapear a atividade, contribuindo com o fomento da indústria de reciclagem de resíduos e a potencialização da chamada economia verde. O estudo vai reunir subsídios para a modelagem de negócios para estimular empresas de reaproveitamento de resíduos a gerarem empregos formais e renda em Santa Catarina. Os espanhóis destacaram a experiência e o conhecimento do país europeu na gestão de seus resíduos.
A consultoria contratada pelo Governo Espanhol contará com 288 mil euros para executar os estudos em seis meses após a assinatura do contrato. O Plano Diretor vai permitir a definição de um mapa claro das potencialidades catarinenses de matéria-prima para esse novo setor industrial, orientando os interesses empresariais, inclusive de empresas espanholas. Segundo Murilo Flores, há um crescimento muito forte de empresas de reciclagem na Espanha com interesse de ampliar mercados e investir no Brasil.
“Estamos indo além do que prevê a Legislação Ambiental, pois este estudo vai permitir indicar onde os investimentos das empresas podem ser feitos, o que é um grande passo para viabilizar a chamada economia verde, conceito que prevê um equilíbrio entre a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento econômico”, destacou o presidente do órgão ambiental estadual.
Segundo o presidente da FATMA, a criação de um amplo setor industrial de reciclagem de resíduos sólidos, de forma empresarial, vem transformando os resíduos em matéria-prima para novos produtos fomentando a economia. “Trata-se de um setor em expansão em todo o mundo e que busca resolver um problema ambiental com soluções econômicas, gerando renda e novos empregos”.
(Fatma, 25/11/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *