Na Lagoa da Conceição, onde rolava um dos pontos da Maratona Cultural, as torneiras secaram
28/11/2011
Descontrole urbano é flagrante
28/11/2011

FATMA divulga Relatório de Balneabilidade nº 47

A Fundação do Meio Ambiente – FATMA divulga nesta sexta-feira (25/11) o Relatório de Balneabilidade nº 47, com um levantamento da situação dos 195 pontos amostrados nos mais de 500 quilômetros do litoral catarinense. Segundo o gerente de Pesquisa e Análise da Qualidade Ambiental da FATMA, Haroldo Tavares Elias, a conclusão é que 44 pontos estão impróprios ao banho dos 195 pontos monitorados no Estado, com uma impropriedade da ordem de 22,56%. Em Florianópolis os resultados apontam que são 20 os pontos impróprios ao banho dos 65 pontos monitorados pelos técnicos, o equivalente a 30,76% do total.

O relatório traz a atualização dos pontos monitorados nos municípios de: Imbituba, Jaguaruna, Laguna, Balneário Camboriu, Governador Celso Ramos, Ilha Norte e Sul e parte Continental de Florianópolis, Biguaçú, Bombinhas, Itapema, Porto Belo, Itajaí, Penha e Piçarras, Navegantes, Balneário da Barra do Sul, Barra Velha, Itapoá, Joinville e São Francisco do Sul.

O gerenciamento das condições de balneabilidade é feito com base na resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) nº 274/2000. Nela se encontram os critérios, definições e conceitos que são seguidos e obedecidos pelos órgãos ambientais do País para o monitoramento da qualidade da água para Recreação de Contato Primário.

O Relatório de Balneabilidade

Para classificação da condição do ponto são consideradas as cinco últimas coletas semanais consecutivas, ensaiadas em laboratório por 24 horas. O ponto é considerado impróprio, quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas cinco semanas anteriores no mesmo local, a densidade da bactéria Escherichia coli for superior a 800 NMP por 100 ml ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000 Escherichia Coli por 100 mililitros.

O monitoramento realizado pela FATMA abrange 27 municípios e cerca de 110 balneários e/ou praias que, de acordo com suas características, pode-se amostrar um único ponto ou vários pontos. Praias com grandes adensamentos populacionais, locais de pequena renovação hídrica, número de valas, rios ou riachos aportando à praia costumam levar a um maior número de pontos amostrados.

O relatório completo está disponível para download clicando aqui.

(FATMA, 25/11/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *