Debate sobre a Ponta do Coral
22/11/2011
Autoprofecia
22/11/2011

Capital possui 25 pontos impróprios para banho

Por Everton Palaoro (ND, 22/11/2011)

O presidente da Fatma (Fundação de Meio Ambiente), Murilo Flores, considera normal o fato de 25, dos 65 pontos analisados na Capital estarem impróprios para banho. Flores estima que quase metade dos locais avaliados na cidade estarão poluídos até a largada da temporada de verão. Em parte, ele justifica, por uma década de inércia da Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) que não realizou obras de saneamento básico e pelo pulso fraco da fundação, que não desempenhou o papel de fiscalizar a companhia.

O último relatório de balneabilidade das praias catarinenses apontou 57 pontos impróprios para banho. Na Capital, foram sete a mais em relação à avaliação anterior. Agora, 25 locais não são indicados para os banhistas. Segundo Flores, a combinação excesso de habitantes e falta de investimento corroboram para o desempenho negativo. “Historicamente os pontos reprovados se repetem, quase sempre são os mesmos. Isso significa que falta ação”, avalia o presidente.

Porém, há uma luz no fim do túnel para as praias de Florianópolis e também do interior. Flores explica que desde o começo do ano, a nova direção da Casan começou a realizar uma série de obras para melhorar o sistema de tratamento de esgoto na Capital. “Estamos otimistas em relação as praias de Ingleses e Canasvieiras. A Casan está implantando estações elevatórias para levar os dejetos para a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Cachoeiras. Isso evitará problemas quando houver muita chuva”, argumenta. A obra deve ser inaugurada apenas no final de fevereiro do ano que vem.

A direção da Casan, informou por intermédio da assessoria de comunicação, que a cobertura de esgoto na Capital é de 55%. Segundo o comunicado, a previsão é que o índice chegue a 75% até 2015, com investimento de R$ 343,1 milhões.

Sinalização depredada

Raphael Ribeiro da Costa, 28 anos, tomou um susto ao ser informado que tinha acabado de tomar banho em um dos 25 pontos impróprios das praias de Florianópolis. Ele não teve acesso a placa que indicava o problema, pois a sinalização havia sido arrancada. “Não sabia que estava impróprio. Acho que é uma falta de respeito com os turistas”, lamenta.
O caso da sinalização na Praia dos ingleses é tão comum quanto os muitos pontos poluídos. A FATMA (Fundação do Meio Ambiente) informou que 30% da sinalização espalhadas nas cidades avaliadas são destruídas por vândalos. A Fatma disponibiliza o relatório na internet: www.fatma.sc.gov.br.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

1 Comentário

  1. MARLON DANIEL DA SILVAD disse:

    O QUE IMPRESSIONA É QUE MUITOS DOS VINTE CINCO PONTOS ESTÃO EM LOCAIS COM COLETA E TTMENTO DE ESGOTO, CONTINENTE; MEIO, SAUDADE,ITAGUAÇU, BOM ABRIGO, BALNEARIO, JD ATLANTICO. PRAIA BRAVA, LAGOA DA CONCEIÇÃO.
    OUTROS EM LOCAIS ESPERANDO RESPOSTA OU SENDO IMPLANTADO SISTEMA DE COLETA.
    PORTANTO PERGUNTA-SE ONDE ESTA O TRATAMENTO DE ESGOTO, QUEM CERTIFICA O TRATAMENTO, QUE POPULAÇÃO ATENDE (SOMOS FIXOS 400 MIL E NO VERÃO)ISTO FALANDO APENAS NO TRATAMENTO DE ESGOTO.

    E A AGUA, TRATAMOS PARA QUANTOS MIL, O VERÃO TEM SUA DEMANDA TRIPLICADA, QUAL NOSSA CAPACIDADE DE TRATAMENTO.

    MARLON

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *