Maratona Cultural de Florianópolis realiza palestra sobre empreendedor individual no setor artístico
05/10/2011
Balsa de reparos da ponte Hercílio Luz deve voltar a funcionar na próxima sexta-feira
05/10/2011

Retirada de Pinus no Parque Ecológico do Córrego Grande

Na tarde de ontem (03), iniciou-se a retirada de Pinus (Pinus elliottii) do Parque Ecológico Córrego Grande, em parceria da FLORAM, Coletivo de Unidades de Conservação da Ilha e UATAPÍ (Associação dos Condutores Ambientais). O corte continuou hoje pela manhã, e soma-se a retirada de mais de 1070 árvores.

“O Pinus faz parte de espécies exóticas e impede a regeneração de espécies nativas. Elas são pragas na ilha e no Brasil. Os animais são prejudicados por não conseguirem se alimentar e as pinhas, pesadas, machucam alguns deles”, explica a Educadora Ambiental Talita Laura Goes.

O Pinheiro é uma espécie exótica, originária dos Estados Unidos, trazida para o Brasil na década de 50 para ser usado em reflorestamento e fins ornamentais. É considerada como “invasora biológica”, ou seja, quando ocorre a implantação de espécies exóticas em uma nova área, ela se naturaliza ao novo habitat. Porém, desta forma, tira o espaço das espécies nativas.

Um dos problemas está associado a sua fácil reprodução, com sementes dotadas com abas, parecendo asas, fazendo com que ela se disperse facilmente. Por ele não pertencer ao nosso bioma, Mata Atlântica, na qual não tem somente espécies de grande porte, e sim pequenas, arbustos e gramíneas, o porte do Pinus acaba encobrindo estas árvores, que são fonte de moradia e alimento para os animais.

No lugar destas árvores serão plantadas espécies nativas. A próxima etapa da retirada da espécie será em novembro, e ainda não foi decidido o que será feito com a madeira retraída.

(PMF, 04/10/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *