Diretoria da ACIF vai a Brasília para acelerar a implantação do píer turístico de Florianópolis
06/10/2011
Santa Catarina em Dados 2011 consolida Estado como referência nacional em desenvolvimento econômico e social
06/10/2011

Renovada a certificação Bandeira Azul para a Praia do Tombo (SP) e Marina Costabella (RJ) para a temporada 2011/2012

Em reunião realizada no dia 28 de Setembro pelo Operador Internacional do Programa Bandeira Azul, o Júri Internacional do Programa deliberou sobre a renovação da certificação Bandeira Azul para a temporada 2011/2012 em países do Hemisfério Sul.

Para o Brasil foi concedida a renovação da certificação para a Praia do Tombo no município do Guarujá, SP e também para a Marina Costabella localizada em Angra dos Reis, RJ.

O Programa Bandeira Azul é um selo de caráter socioambiental amplamente reconhecido em todo mundo. Foi criado pela FEE – Foundation for Environmental Education (www.fee.org), uma instituição internacional com sede na cidade de Copenhagen, Dinamarca que comta com diversos integrantes representando seu respectivo país. No Brasil, o Operador Nacional do Programa é o IAR – Instituto Ambiental Ratones (www.iarbrasil.org.br).

As praias e marinas inscritas no programa comprometem-se com o cumprimento de critérios distribuídos nas seguintes categorias: educação e informação ambiental, qualidade da água, segurança e gestão ambiental. Para ser certificada a praia/marina candidata deve passar por três instancias de avaliação, inicialmente pelo operador Nacional do Programa que encaminha as informações ao Júri Nacional e finalmente pelo Júri Internacional que tem a palavra final sobre a certificação.

O Júri Nacional é composto pelo Ministério do Turismo, Ministério do Meio Ambiente, Secretaria do Patrimônio da União, ONG’s e entidades relevantes do setor privado de praias e marinas.

O Júri Internacional é composto pela Foundation for Environmental Education (FEE), World Conservation Union (IUCN), European Union for Coastal Conservation (EUCC), United Nations Environmental Program (UNEP), World Tourism Organization (WTO), World Health Organization (WHO), International Life Saving (ILS), International Council of Marine Industry (ICOMIA) e Reef Check Program.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

1 Comentário

  1. Parabens, pela reportagem, as boas noticias tem que serem divulgadas.
    Abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *