Lixo eletrônico não tem destinação correta em Florianópolis
31/10/2011
Ampliação do aeroporto Hercílio Luz depende de união e responsabilidade
01/11/2011

Da coluna de Moacir Pereira (DC, 30/10/2011)

Vale para a Capital e serve para todos os municípios do litoral: os prometidos banheiros e chuveiros públicos vão, finalmente, funcionar na próxima temporada? Dário Berger e seus secretários garantiram em novembro de 2010 que os serviços seriam oferecidos no verão de 2011. Passaram-se os meses e nada aconteceu. A principal atração da Ilha são as praias. Mas os usuários – locais e visitantes – não tem sequer um chuveiro para tirar a água salgada do corpo. Isso mesmo. Um simples cano de água com um registro e uma ponteira. Pode!

E como anda a preservação do patrimônio cultural? Os turistas vão para Blumenau para curtir as músicas típicas, o folclore germânico, os belíssimos desfiles de carros alegóricos, seu rico e criativo artesanato, as construções de enxaimel, a comida alemã e, claro, o chopp que é a motivação da festa. Um leque variado de opções da cultura regional.

Florianópolis, Laguna, Itajaí e São Francisco do Sul estão trabalhando pela preservação de seus valores culturais? Turista que vai a praia durante o dia faz o que no período noturno? Bares e restaurantes? Onde ficam as tradições portuguesas e açorianas? Os espaços públicos que permanecem fechados ou desprezados nas férias estão sendo usados para mostrar os grupos artísticos e folclóricos que preservam esta cultura regional? Algum notável do turismo oficial já cogitou de programas comunitários distritais para exposição e venda dos belos produtos de artesanato que hoje se espalham pelas cidades?

Tem mais. O Rio vem expandindo e modernizando seu terminal marítimo. Vai receber neste verão 750 mil turistas de cruzeiros que deixarão na cidade mais de 210 milhões de dólares.

Itajaí melhorou seu píer e Porto Belo vai inaugurar um moderno trapiche para receber navios de cruzeiros.
E Florianópolis? Esquece…!

Temporada chega: o que melhorou?

Da coluna de Moacir Pereira (DC, 30/10/2011)

A pesquisa que a Federação do Comércio de Santa Catarina realizou entre os milhares de pessoas que participaram da Oktoberfest revelou números que podem contribuir para profissionalizar o turismo no Estado. Destaque para a resposta sobre o principal motivo da visita: 62% dos entrevistados disseram que viajaram pela “manifestação cultural local”. Se computar o segundo item – bebidas com 32% – tem-se quase 100% em motivação cultural. Mais: 92% afirmaram que pretende retornar.

A pesquisa deveria ser lida e aplicada por todos os prefeitos de Santa Catarina. Todos! Para que se conscientizem que o turismo é uma moderna usina de geração de emprego e renda e de democratização das oportunidades de trabalho. Desde que seja bem explorado.

A próxima temporada está chegando e repete-se a mesma pergunta em Florianópolis e nos municípios do litoral: o que foi feito pelo poder público desde o verão passado para eliminar os problemas que infernizaram a vida da população local e dos turistas?

Em Florianópolis, muito pouco. A rigor, salva-se o governo do Estado e a agilidade que deu na conclusão do trecho entre Jurerê e Ingleses da SC-401. Raimundo Colombo tem direito a uma faturada federal. Mas a imagem do governo Luiz Henrique vai para o espaço. Ficará provado que, quando há vontade politica, a obra sai.

Segurança pública? Está ruim. Esta semana, com a presença ostensiva da Policia Militar nas ruas e praças da cidade, surgiram sinais de que pode melhorar.

Mobilidade urbana? Ficou muito pior. E tende a se transformar numa calamidade. Pior: não se tem notícia de uma única iniciativa da Prefeitura para amenizar estes transtornos diários vividos pela população.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *