Grupo EBX ainda não definiu sobre os investimentos que fará em Santa Catarina
03/10/2011
SOGEPLAN lança curso de Empreendedorismo Cultural
04/10/2011

Artigo escrito por Zena Becker – Presidente da Associação FloripAmanhã (DC, 03/10/2011)

O mês de setembro marcou três anos de lançamento da Agenda Estratégica de Desenvolvimento Sustentável de Florianópolis na Região _ Floripa2030, um documento construído coletivamente em quatro oficinas _ com a participação de mais de 148 profissionais voluntários de 84 instituições. Neste momento, é importante destacar que as estratégias levantadas no Floripa2030 estão presentes em diversos projetos e ações em andamento na Associação FloripAmanhã, bem como orientam a iniciativa privada e o poder público na definição de projetos importantes para a nossa cidade e região. Além das diretrizes do Floripa2030 integrarem o Plano Diretor, suas premissas são observadas também no projeto do Jardim Botânico, na discussão no Conselho de Desenvolvimento da Grande Florianópolis com a integração dos municípios para definir prioridades nas áreas de saneamento e infraestrutura.

Cabe ressaltar algumas iniciativas da FloripAmanhã com alicerce nas premissas do Floripa2030, como o Fórum Criatividade e Imagem da Cidade. Com 11 entidades no Grupo Gestor, o Fórum trabalha por uma Lei da Paisagem, revitalização do patrimônio histórico e fortalecimento do planejamento urbano com visão regional.

Outra consequência do Floripa2030 é o Grupo Interinstitucional para a Gestão de Resíduos Sólidos de Florianópolis, que conta com a participação de 103 integrantes e tem como objetivo ter a gestão sobre os resíduos sólidos de Florianópolis consolidada como política pública, com participação da sociedade e resultados mensuráveis.

Importante também mencionar o Programa Água e Educação, em parceria com a Unesco e a Fundação WET. Em novembro de 2010, o Floripa2030 já teve sua importância e pioneirismo reconhecidos através do Prêmio Von Martius de Sustentabilidade, um prêmio nacional promovido pela Câmara de Comércio Brasil-Alemanha.

Veja versão mais detalhada do artigo publicada em floripamanha.org

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *