Transporte marítimo, solução adiada
25/10/2011
”Nossas cidades são insustentáveis” – entrevista especial com Luciana Ferrara
25/10/2011

Florianópolis recebe exposição itinerante da SOS Mata Atlântica nesta quarta-feira (26/10)

A partir da próxima quarta-feira (26/10), a capital catarinense voltará a receber o caminhão do projeto “A Mata Atlântica é aqui – exposição itinerante do cidadão atuante”, da Fundação SOS Mata Atlântica. Durante cinco dias serão promovidas atividades de educação ambiental gratuitas no Parque dos Coqueiros, Centro da cidade. O projeto tem como objetivo levar mais informações sobre o Bioma para a população e acontecerá das 11h às 16h, no primeiro dia, e das 10h às 16h nos demais. Entre as atrações estão oficinas, jogos educativos, palestras, coleta e análise de água, exibições de filmes e muito mais. A iniciativa tem patrocínio da Bradesco Cartões, Natura e Volkswagen Caminhões & Ônibus, e apoio local da Secretária Municipal do Continente de Florianópolis, Fundação Municipal do Meio Ambiente (FLORAM), Instituto Voluntários em Ação, RPPN Menino Deus, RPPN Morro das Aranhas e Organização Bem-Animal (OBA!).

O projeto já esteve em Florianópolis em novembro de 2009. Com a nova visita, a Fundação pretende relembrar a população que o ar e a água que abastecem a cidade vêm da Mata Atlântica e mostrar que todos podem ajudar para evitar que a poluição e o desmatamento continuem a afetar a qualidade de vida. De acordo com o último levantamento do Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, divulgado em maio de 2011 pela SOS Mata Atlântica e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Santa Catarina foi o terceiro estado que mais desmatou a Mata Atlântica nos últimos dois anos.

“O estado de Santa Catarina perdeu mais de 3,5 mil hectares do Bioma no período de 2008 a 2010. Nesse mesmo período, felizmente, não detectamos desmatamento acima de 3 hectares em Florianópolis. Mas, ainda assim, a população precisa ficar atenta, pois a cidade já perdeu cerca de 75% de sua Mata Atlântica original. Não podemos permitir o desmatamento e devemos evitar a ocupação em áreas de risco ou inadequadas para moradias”, observa Marcia Hirota, diretora de Gestão do Conhecimento da ONG e coordenadora do estudo.

A coordenadora da exposição itinerante, Camila Plaça, comenta a importância da mudança no comportamento da população. “As pessoas precisam conhecer como e porque devemos contribuir com a conservação ambiental. É preciso que a população tenha consciência de que uma pequena ação pode fazer a diferença em nossas vidas e na das futuras gerações. Assim contribuiremos não só com a redução do desmatamento, mas com a melhoria na qualidade do ar, da água e da nossa qualidade de vida”. Camila ainda destaca que os cidadãos podem e devem cobrar das autoridades locais uma fiscalização mais rígida e a criação de mais projetos contínuos e efetivos em prol da conservação ambiental.

Escolas e grupos interessados podem realizar visitas monitoradas. O caminhão conta, ainda, com uma estrutura própria para receber deficientes físicos. Além disto, quem tiver interesse em se tornar um voluntário também pode participar. Em caso de dúvidas sobre qualquer uma das atividades, é preciso entrar em contato pelo email itinerante@sosma.org.br. Mais informações em www.sosma.org.br/blog.

Atividades do projeto itinerante em Florianópolis

Durante os cinco dias da exposição, serão promovidas diversas atrações na cidade, parte delas com horário marcado. No primeiro dia (26), acontecerá, às 11h, a solenidade de abertura do projeto e, às 16h, a coleta da água do Córrego Grande para análise. No dia seguinte (27), a equipe da SOS Mata Atlântica promoverá, a partir das 11h, uma manhã especial com os jogos educativos do projeto e às 15h, a palestra “A Mata Atlântica é aqui em Florianópolis”, que abordará temas como desmatamento, educação ambiental, preservação, hábitos sustentáveis e outros assuntos relacionados à Mata Atlântica local.

Já na sexta-feira (28), a partir das 10h, serão exibidas sessões do CineMata, o cinema socioambiental da SOS Mata Atlântica, com filmes para todos os públicos e, às 15h, uma oficina de desenho sobre os animais da Mata Atlântica. Durante o final de semana, às 10h do sábado (29), acontecerá uma palestra sobre a cobertura florestal de Santa Catarina, em parceria com a RPPN Menino Deus e, às 15h, mais jogos educativos da exposição.

No domingo (30), às 10h, a equipe da RPPN Menino Deus realiza uma nova palestra, desta vez sobre como a biomassa pode contribuir contra o aquecimento global e, às 14h, serão exibidas novas sessões do CineMata.

Há ainda diversas outras atividades que podem acontecer a qualquer momento. Entre elas o bate-papo com o Instituto Voluntários em Ação, a apresentação dos trabalhos da Organização Bem-Animal (OBA!), a Mini Biblioteca para consultas, as oficinas de desenhos, a palestra realizada pela RPPN Morro das Aranhas, a brincadeira Caminho das Águas, o Jogo da Cidadania e o Jogo da Memória, Quebra-Cabeças Ambiental e o Mapa Interativo.

O público também poderá conhecer a Maquete Dinâmica, que fica exposta durante todo o horário de funcionamento e mostra as diferenças entre dois territórios: um protegido pela Mata Atlântica e outro com uma área desmatada. Simulando uma chuva em cima da maquete, os educadores ambientais do projeto mostram também a importância das matas ciliares, a maneira como os lençóis freáticos são formados, como podem ser causados os deslizamentos de terra e as inundações, além de salientar como os rios assoreados interferem no cotidiano das cidades.

Monitoramento da qualidade da água

Em cada cidade visitada, a Fundação SOS Mata Atlântica realiza a análise de qualidade da água de um rio, córrego ou lago local. Para isto, a ONG faz a coleta de água usando um kit de monitoramento desenvolvido pelo programa Rede das Águas, da própria Fundação, que possibilita uma análise que engloba 14 parâmetros físico-químicos, como transparência da água, lixo, odor, oxigênio dissolvido, demanda bioquímica de oxigênio, entre outros.

Durante a primeira visita do projeto a Florianópolis, a equipe analisou a água do Córrego Grande, que somou 32 pontos e foi classificado com qualidade de água regular. Obtendo o melhor resultado entre os rios avaliados em Santa Catarina. Por este motivo, uma nova coleta de água será realizada no local e avaliará se houve alguma mudança no resultado anterior. O resultado da nova análise será divulgado no final da estadia na cidade, e poderá ser visualizado em www.sosma.org.br/blog.

“As análises servem para mostrar para a sociedade a real situação do território onde vive. Durante nossa visita, mostraremos a importância das águas para a nossa sobrevivência e também dos animais. A população pode e deve ajudar na conservação dos recursos hídricos, gerando menos lixo e separando corretamente os gerados, optando por produtos de limpeza que não agridam os rios e, também, cobrando e apontando erros para as autoridades locais”, destaca Camila.

Novidades da exposição

O projeto iniciou seu terceiro ciclo cheio de novidades, começando pela cenografia e comunicação visual. Novas atrações também foram criadas, como a brincadeira “Caminho das Águas”, onde o visitante vê desde a formação das chuvas e o uso das águas pela população, até o despejo dos esgotos nos rios; e também o Mapa Interativo, que mostra por meio de lâmpadas LED a quantidade de remanescentes nacionais do bioma.

De acordo com Camila Plaça, o caminhão, em sua nova jornada, revisitará algumas cidades que já receberam a exposição no primeiro ciclo, a exemplo de Florianópolis, mas também passará por novos locais. “Voltaremos em algumas cidades para intensificar a mensagem que queremos passar e, também, para verificar o que evoluiu depois da visita do projeto. Além disso, com o novo layout, pretendemos mostrar, para todos, que a Mata Atlântica não está apenas nos parques e reservas, mas também faz parte de nossas vidas através da água que bebemos, do ar que respiramos, do clima que toma conta da nossa cidade, entre outros. É possível ter muitas atitudes positivas em prol da proteção do Bioma, e as novas atividades mostrarão como”, avisa.

Ao todo, 43 cidades das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste serão visitadas durante o terceiro ciclo do projeto, lançado em maio, durante a sétima edição do Viva a Mata – mostra de iniciativas e projetos em prol da Mata Atlântica, em São Paulo. Depois de Florianópolis, o caminhão seguirá para a cidade de Blumenau. Quem tiver interesse em acompanhar as visitas do caminhão em cada cidade por onde passa, deve acessar www.sosma.org.br/blog.

PROGRAMAÇÃO NA CIDADE

Realização: Fundação SOS Mata Atlântica.
Patrocinadores: Bradesco Cartões, Natura e Volkswagen Caminhões & Ônibus.
Cidade: Florianópolis (SC).
Data: de 26 a 30 de outubro de 2011.
Local: Parque dos Coqueiros – Av. Engenheiro Max de Souza, 789 – Florianópolis (SC).
Informações: www.sosma.org.br / itinerante@sosma.org.br.
Telefone: (11) 3262-4088 ramal 2218.
Apoio local: Secretária Municipal do Continente de Florianópolis, Fundação Municipal do Meio Ambiente (FLORAM), Instituto Voluntários em Ação, RPPN Menino Deus, RPPN Morro das Aranhas e Organização Bem-Animal (OBA!).

Atividades que podem ser realizadas a qualquer momento: CineMata, bate-papo com o Instituto Voluntários em Ação, apresentação dos trabalhos da Organização Bem-Animal (OBA!), palestra com a equipe da RPPN Morro das Aranhas, Mini Biblioteca para Consultas, brincadeira Caminho das Águas, Mapa Interativo, Jogo da Cidadania, Jogo da Memória, Quebra-Cabeças Ambiental, Maquete Dinâmica, Oficinas de Desenhos e outros Jogos Educativos.

26 de outubro (qua) – Parque dos Coqueiros
Atividades abertas ao público durante todo o tempo – das 11h às 16h
11h – Solenidade de Abertura.
16h – Coleta da água do Córrego Grande para análise.

27 de outubro (qui) – Parque dos Coqueiros
Atividades abertas ao público durante todo o tempo – das 10h às 16h
11h – Jogos educativos: jogo da memória e jogo da cidadania.
15h – Palestra: A Mata Atlântica é aqui em Florianópolis.

28 de outubro (sex) – Parque dos Coqueiros
Atividades abertas ao público durante todo o tempo – das 10h às 16h
10h – CineMata: Exibição de vídeos com temas socioambientais.
15h – Oficina de desenho de animais da Mata Atlântica.

29 de outubro (sáb) – Parque dos Coqueiros
Atividades abertas ao público durante todo o tempo – das 10h às 16h
10h – Palestra: Cobertura Florestal de Santa Catarina, em parceria com a RPPN Menino Deus.
15h – Jogos educativos: Jogo da memória e jogo da cidadania.

30 de outubro (dom) – Parque dos Coqueiros
Atividades abertas ao público durante todo o tempo – das 10h às 16h
10h – Palestra: Como a biomassa pode contribuir contra o aquecimento global, em parceria com a RPPN Menino Deus.
14h – CineMata: Exibição de vídeos com temas socioambientais.
16h – Encerramento das atividades.

Sobre o projeto itinerante

O projeto “A Mata Atlântica é aqui – exposição itinerante do cidadão atuante”, da Fundação SOS Mata Atlântica, foi lançado em maio de 2009 e visitou 80 cidades em seus dois primeiros ciclos anuais, do Rio Grande do Sul ao Piauí, percorrendo cerca de 20 mil quilômetros. Ao todo, mais de 290 mil pessoas já participaram das atividades realizadas no caminhão. Além disso, 80 corpos d’água foram monitorados pelo projeto, que contou com apoio de 250 instituições ao longo da viagem.

Sobre a Fundação SOS Mata Atlântica

Criada em 1986, a Fundação SOS Mata Atlântica comemora em 2011 seus 25 anos. É uma organização privada sem fins lucrativos, que tem como missão promover a conservação da diversidade biológica e cultural do Bioma Mata Atlântica e ecossistemas sob sua influência. Assim, estimula ações para o desenvolvimento sustentável, promove a educação e o conhecimento sobre a Mata Atlântica, mobiliza, capacita e incentiva o exercício da cidadania socioambiental. A Fundação desenvolve projetos de conservação ambiental, produção de dados, mapeamento e monitoramento da cobertura florestal do Bioma, campanhas, estratégias de ação na área de políticas públicas, programas de educação ambiental e restauração florestal, voluntariado, desenvolvimento sustentável, proteção e manejo de ecossistemas. Mais informações em www.sosma.org.br.

(Portal MakingOf, 25/10/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *