Mudança de curso dágua em rio do Campeche
04/10/2011
A prioridade das prioridades
04/10/2011

Florianópolis é conhecida por suas praias, pelos roteiros de verão e pela beleza de seu povo. A cultura açoriana é marcante, com traços visíveis por toda a cidade. Mas o que poucos sabem é que, em meio a praias, agitação e sol, existe um refúgio onde a natureza é quem dá o tom principal: o Parque Ecológico Municipal Professor João Davi Ferreira Lima, popularmente chamado como Parque do Córrego Grande ou Horto Florestal.

A área de 21,3 hectares funcionou, inicialmente, como a primeira base de reflorestamento de pinus elliotti, uma espécie de pinheiro, no sul do país. Somente em 1991, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) começou a investir na preservação ambiental do local, que possui grande biodiversidade. Naquela época, também funcionava no espaço um Centro de Resgate e Triagem de Animais Silvestres.

Em agosto de 1994, foi inaugurado o Parque Ecológio do Córrego Grande, por meio de um convênio entre o IBAMA, a prefeitura de Florianópolis e a Companhia Melhoramento da Capital (COMCAP). De acordo com a técnica em Meio Ambiente Talita Góes, a abertura do Horto Florestal naquele momento foi um marco histórico. “A cidade almejava ser capital turística do Mercosul, portanto, deveria se preocupar também com a natureza”, enfatiza.

Em agosto de 1994, foi inaugurado o Parque Ecológio do Córrego Grande, por meio de um convênio entre o IBAMA, a prefeitura de Florianópolis e a Companhia Melhoramento da Capital (COMCAP). De acordo com a técnica em Meio Ambiente Talita Góes, a abertura do Horto Florestal naquele momento foi um marco histórico. “A cidade almejava ser capital turística do Mercosul, portanto, deveria se

preocupar também com a natureza”, enfatiza.

Entretanto, o espaço foi fechado logo após 51 dias de sua inauguração, devido à queda de um eucalipto sobre pai e filho que passeavam pela área. Saiba mais sobre o desfecho deste acidente aqui.

Após a tragédia, a área ficou fechada ao público durante sete anos. Apenas em 2001, a Prefeitura – junto ao Ministério do Meio Ambiente e do IBAMA -, obteve a concessão administrativa para a reabertura.

Atualmente, o local atrai grande parcela dos habitantes de Florianópolis que buscam sossego e contato com a natureza. Foi criado ainda o projeto “Educação Ambiental no Parque Ecológio do Córrego Grande”, em parceria com a Fundação Municipal do Meio Ambiente (FLORAM), que visa conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental. O projeto recebe semanalmente grupos organizados, ONGs e escolas.

Serviço

O Horto Florestal fica localizado na Rua João Pio Duarte Silva, 535, próximo à UFSC. O horário de funcionamento é, diariamente, das 7h às 18h e, durante o verão, o horário se estende até 19h.

(Por Milton Schubert, Cotidiano, 03/10/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *