Roubos de carros crescem em Florianópolis
10/10/2011
Ministério Público Federal investiga construção de passarela sobre dunas do Campeche
10/10/2011

Ausência de soluções alternativas deve culminar no fechamento de acesso ao shopping

A quarta reunião para discutir alternativas viáveis que evitem o fechamento da saída da BR-101 para a marginal, no km 205 no sentido Norte, em São José, terminou sem cumprir seu objetivo. Nesta sexta-feira, representantes da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), PRF (Polícia Rodoviária Federal) e DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) se dispuseram a ouvir soluções apresentadas pela Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Social e Trânsito e de empresários que se dizem prejudicados com a proposta.
No entanto, a ausência efetiva de um projeto deve fazer com que o pedido da PRF, de fechar o principal acesso ao Shopping Itaguaçu e rua Gerôncio Thives, seja acatado e concretizado em poucos meses. O processo conduzido pela ANTT será encaminhado à concessionária Autopista Litoral Sul, que realizará um estudo e apontará a alternativa mais viável à agência. “O problema de cruzamento de veículos existe e a reunião foi para ver se o município sugeria alguma alteração urbana que evitasse o fechamento da saída para a marginal. Mas isso não aconteceu”, resume o engenheiro da ANTT, Gilmar Cardoso, especialista em regulação.
A intenção da PRF em fechar o acesso é de diminuir acidentes e filas na marginal da BR-101, ocasionados principalmente pelos veículos que saem da BR-282, Via Expressa, no sentido Norte. “Vejo que a solução é fechar o acesso. A prefeitura pede para não fechar, mas não toma uma atitude. Temos de pensar num todo, não no problema local”, opina o supervisor do DNIT em São José, João José Vieira. Não foi estipulado um prazo para a apresentação do estudo da concessionária, nem dada uma perspectiva de data limite para o possível fechamento.
Sugestões apresentadas
O secretário de Segurança, Defesa Social e Trânsito, Sanderson de Jesus, defende a construção de um elevado na saída da Via Expressa, evitando que os veículos se choquem. “Os motoristas que vêm da Via Expressa passariam por cima do elevado para pegar a BR-101, e os que vêm da 101 para pegar a marginal passariam por baixo”, sugeriu. O representante da ANTT contestou a proposta, alegando que a obra/investimento não consta no PER (Programa de Exploração da Rodovia) da Autopista Litoral Sul.
O superintendente do Shopping Itaguaçu, Ricardo Cunha, acredita que o empreendimento será um dos maiores prejudicados com a mudança e apresentou soluções consideradas paliativas, que não obtiveram o aval da prefeitura. Entre as sugestões estão o desligamento ou retirada dos semáforos para maior fluidez do trânsito e a implantação de trânsito em mão única André Domingos Zanini e Gerôncio Thives.
(Por Carol Ramos, ND, 08/10/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *