2º Festival de Fotografia Floripa na Foto encerra com uma expedição fotográfica
27/10/2011
Projeto Itinerante da SOS Mata Atlântica chega em Florianópolis
27/10/2011

Arquitetura Sustentável: única especialista de SC palestra sobre “Ser verde ou não ser?”

Sustentabilidade, responsabilidade ambiental, atitudes “verdes”. Todas essas expressões têm estado em evidência nos últimos anos. Com o propósito de levar essa temática para nossas moradias, o Núcleo Catarinense de Decoração promove, em conjunto com o Grupo RBS, uma palestra com Silvana Silvestre, única especialista em arquitetura sustentável de Santa Catarina. Ela falará sobre o tema no dia 27 de outubro, às 18h, no vão central do Beiramar Shopping, na Capital, integrando a programação de pocket shows da Mostra Casa Nova. Além desse evento, o Núcleo também está presente na Mostra Casa Nova com os Espaços Premium NCD – By Luxaflex.
A palestra tem o título “Ser verde ou não ser?” e será aberta ao público. “A moradia é a nossa terceira pele, é nesse espaço que nos protegemos, descansamos e vivemos uma grande parte de nossas vidas”, destaca a palestrante. Para ela, um empreendimento humano necessita ser sustentável, além de ecologicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito.
Silvana lembra, ainda, da necessidade de uma construção ser sustentável em seu conjunto. Ela explica que já existem bons exemplos de atitudes responsáveis em Santa Catarina, como empreendimentos com suporte para captação de água da chuva e reciclagem de lixo. “Tudo ajuda, mas as construtoras têm que pensar de maneira integrada, desde o início da obra. Além disso, o consumidor final precisa se conscientizar de que pode pagar um pouco mais pelo projeto sustentável no início, porém, os benefícios serão vistos em pouco tempo, com a redução no valor pago por energia e água, por exemplo”, pontua.
Informações primordiais para um futuro mais sustentável e respostas a diversos questionamentos estão na pauta da palestra. O que as construções “verdes” podem influenciar na minha ou na sua vida? Qual a diferença entre empreendimentos normais e os que possuem selos, etiquetas e certificados ambientais? São algumas indagações que serão respondidas pela profissional.
Além de especialista em Projeto de Arquitetura Sustentável pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), Silvana é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela mesma instituição, formada pela Fundação Vanzolini para consultoria de Alta Qualidade Ambiental (AQUA), e profissional LEED Green Associate pelo United States Green Building Council (USGBC) em sistemas de certificação de edifícios sustentáveis.
(DeOlhoNaIlha, 26/10/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *