Exposição em Florianópolis para comemorar o Dia da Árvore e o Ano Internacional das Florestas
15/09/2011
Prefeitura desvia tráfego da Rua General Eurico Gaspar Dutra
15/09/2011

Vereador quer proibir caminhões nas pontes nos horários de pico

Projeto de autoria do vereador César Faria (DEM), protocolado na Câmara Municipal no dia 17 de agosto de 2011 , proíbe o tráfego de caminhões pesados nas vias de acesso e nas pontes Pedro Ivo Campos e Colombo Salles em horários de pico. A intenção do vereador é oferecer maior fluidez ao trânsito na manhã, no horário das 7h às 9h, e, à tarde, entre 17h e 19h.
A proposta define caminhões, carretas e similares como veículos pesados e veda a circulação nos horários citados. Caberá à Guarda Municipal de Florianópolis a fiscalização e orientação do trânsito no local. Caso o projeto do democrata seja aprovado, o condutor será submetido ao artigo 187 do Código Nacional de Trânsito.
Veículos de coleta de lixo, transporte de valores, socorro mecânico, prestação de serviços públicos essenciais, transporte de presos, socorro de incêndio, salvamento e de operação de trânsito e transporte coletivo estão excluídos da medida.
A frota de veículos em Florianópolis chegou a 279.784 em agosto deste ano, 15 mil a mais do que no mesmo período em 2010. Desse número, apenas 1.711 são ônibus que circulam pela cidade, segundo dados do Detran/SC.
O debate sobre a proibição da passagem de caminhões pesados nas capitais brasileiras não é recente. Em Natal, desde 2008, já é lei, assim como em Curitiba e em São Paulo. Na capital paranaense, a proibição da circulação de veículos pesados em uma de suas principais vias de acesso (conhecida como Linha Verde) ocorre desde o dia 1º de setembro. Lá, Executivo (Prefeitura) e Legislativo (Câmara Municipal) trabalharam em conjunto no cumprimento da medida.
Em São Paulo, a proibição completou um ano. No primeiro dia de proibição de caminhões na Marginal Pinheiros, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) afirmou que a mudança refletiu em um aumento de 24% na fluidez do trânsito na cidade de São Paulo em comparação ao mesmo período do ano passado.
(CMF, 14/09/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *